TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE ESTUDO DO CASO: JORGE EMANUEL DA SILVA SANTOS

Por:   •  17/2/2019  •  Artigo  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

A Apple Inc. em 2012

ESTUDO DE CASO DE HAVARD UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ  

FICHAMENTO DE ESTUDO DO CASO: JORGE EMANUEL DA SILVA SANTOS

Professor?

Rio de Janeiro / RJ – AGOSTO 2018.



Estudo de Caso :

GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

A Apple Inc. em 2012.

REFERÊNCIA: Yoffie, David B.; Rossano, Penolope;  Harvard Business School, 714 – P01, Agosto 2012. 

Apple e Sua Trajetória

No final da década de 1970, mais precisamente em Abril de 1976, nascia a “Apple Computer”, fundada por dois jovens de vinte e poucos anos, Steve Jobs e Steve Wozniak. Eles abandonaram e faculdade e trabalhavam na garagem da casa da família de Steve Jobs na Califórnia, nos EUA.

Em 1978, eles lançaram o Apple II, pois Jobs tinha como visão, levar ao mercado um computador para ser utilizado de uma maneira fácil, tal lançamento resultou em uma revolução nas indústrias de PCs, o que fez com que o setor faturasse em torno de $1 bilhão nas vendas anuais em menos de 3 anos. Nesse sentido, a Apple se tornou a líder na indústria com a sua criação do Apple II.

Ocorre em no ano de 1981, esse quadro mudou quando sua concorrente IBM, também entrou no mercado de PCs e esta, diferente da Apple, utilizava um sistema “aberto”, o que facilitava outros produtores a clonarem, ganhando maior participação no mercado pela maior facilidade ao acesso do hardwere .

A Apple contra  atacou a IBM lançando o Macintosh em 1984, o que representou uma grande revolução por sua facilidade de uso e por seu Designer inovador, contudo, o resultado das vendas não foi o esperado, pois ele tinha uma baixa velocidade em seu processador e poucos softwares compatíveis.

Assim, a receita da empresa caiu em 62% entre o período de 1981 e 1984, gerando então uma crise, onde um de seus criadores que era tido como “a alma da empresa”, foi forçado a sair em 1985, devido a um golpe feito pelo Conselho, ficando John Sculley, um executivo que o próprio Jobs havia contratado, como o responsável pela direção da empresa.

Sculley conseguiu fazer a recuperação da Apple no que se referia a participação no mercado global. Em 1990 a Apple já possuía U$$ 1 Bilhão em caixa e era a empresa de PCs mais rentável do mundo. Ainda no mesmo ano, ele tentou fazer com que a Appe fabricasse computadores de baixo custo para competir com a IBM, que possuíam os preços mais baixos. Porém em 1993, as margens de lucros da Apple caíram e Sculley foi substituído por Michael Spindler,  o presidente da empresa.

Uma das primeiras medidas de Spindler na direção da empresa, foi a demissão de 16% de funcionários para cortar os custos. Incentivou também a expansão internacional da empresa. Contudo, em 1996 após uma perda de U$ 69 milhões, a empresa indicou para direção um membro do Conselho de Administração da Apple, o CEO Gilbert Amelio, no mesmo ano, Jobs retornou a Apple dando consultoria em período parcial. Na gestão de Amelio, teve mais demissões e reestruturações , fazendo com que a empresa perdesse U$ 1,6 bilhão e sua participação no mercado foi reduzida a 3%. Foi neste momento em que os executivos da Apple pensaram estar a um passo da falência, com menos de 90 dias para tentar reverter esse quadro que se anunciava tão próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com