TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ford Motor Company Estratégia de Cadeia de Suprimentos

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

 

 

 

 

UNIVERSIDA DE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de caso

Nome do Aluno: Sídnei Silva de Freitas

Trabalho da Disciplina: Cadeia de Suprimentos

Professor: Roberto Tarantino

Local e Ano: Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá - 2018.

Estudo de Caso: Ford Motor Company - Estratégia de Cadeia de Suprimentos

Reengenharia da Cadeia de Suprimentos – Ford Company

                 

 Referência: Robert Austin

O texto aborda uma difícil, porém necessária mudança em toda a cadeia de suprimentos da Ford. Havia opiniões divergentes quanto as mudanças, contudo achavam que teria que ser uma mudança radical mexendo em todo processo tecnológico da Empresa e tornando-a mais ágil, com estoque mais enxuto, com menor mão de obra e consequentemente mais rentável ou seria deixada para traz por outras empresas que vinham crescendo no mercado, principalmente as japonesas.

A ideia defendida por muitos era remodelagem total da cadeia de suprimentos utilizando as tecnologias mais emergentes de empresas como a Dell, integrando virtualmente todos os seus fornecedores ganhando na diminuição da mão de obra, agilizando e trabalhando com um estoque justo à sua demanda.

“Outro grupo era mais cauteloso” e acreditava que as duas indústrias tinham diferenças muito grandes para conseguir redesenhar um novo sistema de suprimento, acompanhando assim uma Empresa relativamente nova em comparação a Ford (centenária).

O CEO da companhia Ford Jack Nasser havia incumbido a Teri Takai, diretora de sistemas da cadeia de suprimentos a responder o que poderia ser feito para melhorar a rentabilidade junto aos acionistas e responder ao consumidor. Sabia-se que a Dell era uma Empresa com know-hall para ser seguida e acolhida, pois obtinha êxito em sua cadeia de suprimentos interagindo de forma total e rápida com seus fornecedores através de tecnologia avançada.

A Empresa estava envelhecida em seus processos, mesmo alcançando bons lucros e sentia a necessidade de uma modernização com intuito de diminuir gastos e torna-la mais ágil. Estava em curso o Ford 2000 (reengenharia com foco em diminuir custos), onde houve a fusão das operações automotivas da América do Norte, Europa e Internacionais e outros projetos.  Assim iniciou-se projetos importantes de reengenharia com metas tais como, diminuir o prazo do pedido à entrega de mais de 45 dias para menos de 15.

Próximo do final de 1998 a Ford acumulava lucros de 6,9 bilhões de dólares, os funcionários receberam um retorno à participação nos lucros sobre as vendas recorde de 3,9% em 1997 com tendência ao crescimento contínuo nos anos seguintes.

A partir do início da década de 90 a empresa diminuiu seus fornecedores com escolhas nas suas capacidades de produção e qualificou-os com técnicas como just-in-time, TQM, etc. para poder acompanha-la nas inovações das relações entre o fornecedor e a Ford na nova cadeia de suprimentos interligadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com