TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FORD MOTOR COMPANY

Por:   •  5/10/2019  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Rafael Esteves Poly

Trabalho da disciplina Logística Empresarial

                                           Tutor: Prof.

Rio de Janeiro

2019


FORD MOTOR COMPANY – ESTRATÉGIA DE CADEIA DE SUPRIMENTOS

Referências: Robert Austin

        A Diretora de Sistemas de Cadeia de Suprimento, Teri Takai, realizou uma avaliação sobre como a Ford utilizaria as tecnologias de informação para evoluir a interação com os fornecedores.        Dentro da companhia havia correntes com pensamentos distintos, alguns defendiam uma implantação mais radical e outros, mais conservadores, argumentavam que a indústria automobilística é muito complexa para redesenhar todo o processo.  A Cadeia de Suprimento da empresa Dell foi utilizada como parâmetro, diante dos excelentes resultados alcançados, implantando tecnologia para reduzir capital operacional e obsolescência de estoques.  Existia um objetivo apresentado pelo CEO Jac Nasser, que consistia em valorizar o acionista e melhorar a resposta ao consumidor.

        A Ford era a 2° maior corporação industrial do mundo, o foco da empresa era projeto de manufatura de automóveis para venda no mercado de consumidores.  A grande concorrência na indústria automobilística tornou-se necessário aumentar a qualidade dos produtos e diminuir os tempos de ciclos, reduzindo os custos de projeto e fabricação de automóveis.

        Em 1995, iniciou-se o plano Ford 2000, que envolvia a fusão das operações automotivas de várias partes do mundo em uma única organização global, eliminando redundâncias e alcançando enormes economias em manufatura e compras.  Uns dos principais projetos de reengenharia implementados foi o Do Pedido à Entrega (OTD – Order-to-Delivery) e Sistema de Produção Ford (FPS – Ford Production System), com meta de reduzir o tempo do pedido a entrega de 60 para menos de 15 dias.  Nessa reestruturação, onde equipes de diferentes continentes precisavam trabalhar em conjunto, a utilização da tecnologia da informação era utilizada em praticamente todos os processos do departamento de reengenharia.  O sucesso da reengenharia fez com que a área da Cadeia de Suprimento passasse a entender que a tecnologia da informação poderia trazer ganhos no fluxo de matérias e reduzir estoques.

        A cadeia de suprimento existente na Ford crescia de acordo com o desenvolvimento da companhia, mas os fornecedores eram selecionados com base nos custos, sem observar o custo total da cadeia de suprimento.  Na década de 90  começou a reduzir o número de fornecedores, fechando contratos a longo prazo com fornecedores capazes de absorver subsistemas completos.  A Ford disponibilizou seus conhecimentos para auxiliar os fornecedores, esperando em troca reduções nos preços.  O nível de desenvolvimento dos fornecedores em tecnologia da informação não seguia o ritmo da Ford, como previam os membros mais conservadores da equipe de Takai.

        A estrutura de suprimento da Ford, em comparação com a Dell, era diferente em termos de natureza, complexidade e Organizacional.  Uma das diferenças era que na Dell a área de compras era subordinada ao departamento de desenvolvimento, enquanto que na Ford era independente.  A independência desta área era justificada com o grande volume de matérias e serviços que compravam, podendo gerar economias significativas com pequenas reduções nos preços das compras.

        O Sistema de Produção Ford, no plano Ford 2000, focava na produção puxada pela demanda, modelado de acordo com o Sistema Toyota de Produção.  O fluxo de materiais era contínuo, dirigido por uma programação de veículos fixa, utilizando dos conceitos de flexibilidade e manufatura enxuta, permitindo redução de estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com