TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES

Por:   •  13/8/2019  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Ericson Camelo de Andrade

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições,

                                                                Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso

Fortaleza/CE

2019

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Aquisições

CASO: Betapharma Corp. (A)

REFERÊNCIA: KULP, Susan L.; RANDALL, Taylor.  USA:  Harvard Business School, 2005.

TEXTO: 

       O case trás um estudo sobre a Betapharm Corp. (A) no ano de 2005. A empresa era uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, comparada a gigantes do setor como a Pfizer, Merck e J&J Pharmaceuticals Group, com uma fatia entre 5% e 10% do mercado global de medicamentos possuindo medicamente nas diversas áreas. Nos anos entre 1996 e 2003, a companhia obteve um crescimento superior a seus concorrentes, com uma mé dia de 15% ao ano. Ela estava instalada na América do Norte, principal e maior mercado consumidor de medicamentos (49%), logo seguido de Europa (28%) e Japão (28%).

      A estratégia da Betapharm, esperava que com o envelhecimento da população, a demanda por medicamentos continuasse com o crescimento acima dos 10%. A demanda por fármacos aumentou, entretanto, a entrada de medicamentos genéricos mais baratos e sua indicação nos receituários aumentava cada vez mais, onerando muito o lucro das indústrias como a Betapharm.

     Nesse mercado, apenas os remédios com proteção de patente não poderiam possuir versões genéricas, sendo assim, são os mais lucrativos para as indústrias farmacêuticas. A Betapharm deveria, assim como as outras indústrias do setor, investir constantemente em P&D, vendas e marketing, ou então além desses aspectos focar no aprimoramento dos processos produtivos, controle de custos e gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos.

       A Betapharm adquiriu um sistema chamado Emptoris ePass, que facilitava as atividades de busca de fornecedores pela internet. A gerencia almejava que esse sistema informatizado, otimizasse a economia em 12,4% durante o ano de 2004, com os gastos envolvidos nas compras, para conduzir esse novo processo de aquisições foi criado um grupo de Sourcing, visando obter um menor custo nas aquisições, esse grupo possuía membros de diversos setores da empresa.

       Com o grupo heterogêneo e multidisciplinar de sourcing para definir e avaliar as aquisições, com o suporte do sistema eletrônico de leilões reversos e busca aprimorada por fornecedores, com o suporte do sistema eletrônico de leilões reversos e busca aprimorada por fornecedores, a Betapharm precisava economizar com as reservas de hotéis ao redor do mundo. Diante disso, Brannigan e Houlihan, modificaram a estratégia de sourcing adotada para o aluguel de quartos de hotéis, e verificar se o processo de compras eletrônico adotado poderia ser bem-sucedido para a escolha dos melhores hotéis, porém com custos reduzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com