TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Gerenciamento de Aquisições

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Anderson Rodrigues Silva

                  

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Aquisições.

CASO: Betapharm Corp. A.

REFERÊNCIA: KULP, Susan L; RANDALL, Taylor. Betapharm Corp. A.. Harvard Business School, 2005.

Case relatando um novo desafio da empresa farmacêutica Betapharm, que possuía uma fatia aproximada de 10% do mercado mundial de farmácias.

Seu desafio era reduzir despesas de compras, visto que estavam em uma situação critica, pois como seus lucros vinham de remédios patenteados, porem, sua exclusividade estava perto de encerrar.

A empresa tomou como iniciativa fazer oi Leilão reverso. Segundo a visão de Fabio Hoinaski, CEO da empresa IBID e-Procurement, é o tipo de leilões onde vendedores é que competem para fazerem negócios com os compradores.

No processo de compra da Betapharm formavam grupos de sourcing, onde uma equipe de diversas áreas formulavam estratégias para decidir com a melhor modalidade de compra, para na sequencia escolher o melhor fornecedor.

Com os leiloes era otimizado os processos de compras e negociações com os fornecedores, com isso diminuiria o montante dos gastos.

As tomadas de decisões do grupo de sourcing, como experiências em casos passados, como relatados pelo autor, alguns fornecedores demandavam grande suporte da empresa, consequentemente, aumentando o custo total.  Com isso, a seleção de fornecedores era mais rigorosa.

A Betapharm contava com um pacote de ferramentas sofisticadas que auxiliava no processo de compras, além disso, era possível utilizar o sistema para tomada de decisões, pois era possível acompanhar os gastos, desenvolvimentos de contratos, validações de projetos, entre outros.

Para facilitar o e-sourcing, a Betapharm adquiriu o sistema ePass, que permitia realizar a solicitações de informações e realizar leiloes reversos, onde era possível realizar ofertas lacradas. Além disse, o sistema permitia que a Betapharm pudesse analisar seus fornecedores por outros quesitos, além dos preços.

Quando havia vários interessados, a Betapharm se preocupava em atender sempre os principais, assim evitava prejuízos.

Uma das maiores despesas a reduzir, era com hotéis, em um ano o valor chegou a 70 milhões de euros. A partir desta analise, partiu para uma estratégia onde começaram a escolher bons hotéis, porém com preços reduzidos. Não foi algo tão simples, pois a variedade de hotéis era muito grande, junto com a variação de preço.

Além disso, a Betapharm possuía outro desafio, que era escolher um novo fornecedor de um ingrediente para a produção de um novo remédio, pois o seu atual fornecedor tinha um custo elevado, apenas de ser de qualidade. Sendo assim, precisava ser decidido se iria utilizar o mesmo método de escolha para produtos totalmente diferentes e prever o impacto em seus fornecedores e funcionários.

LOCAL: Biblioteca da disciplina de Gerenciamento de Aquisições do curso de Gestão de Projetos, Universidade Estácio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com