TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  12/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos resumir em duas fontes de financiamento das MPE

Fontes internas (autofinanciamento): É o processo em que não ocorre um aporte de capital, a empresa se financia, muitas vezes, por meio de uma gestão mais eficiente.Para a realização do “autofinanciamento” a decisão de investimento deve ocorrer com certa antecedência ao tempo em que começa o investimento

Fontes externas :acontece a entrada de capital na empresa, essa entrada pode ser através capitais alheios, ou seja, que não serão incorporados no valor da empresa, criando-se assim uma dívida, ou ainda podem ser capitais próprios, caracterizando uma aumento no valor da empresa. Também é caracterizado como capital próprio a entrada de um novo sócio a empresa, pois ocorre um aumento no valor da empresa sem que seja criada uma dívida.

Têm-se como principal fonte externa de financiamento o crédito que, por sua vez, é uma dívida financeira, ou seja, consiste na obtenção de um empréstimo junto de um credor, normalmente um banco ou uma cooperativa de crédito, durante um período de tempo predeterminado.

Com o processo de aquecimento da economia, outra fonte de financiamento, o Venture Capital, começa a ter importância considerável. Essa modalidade de financiamento na qual a empresa troca uma parcela do capital inicial da empresa por uma quantidade de dinheiro correspondente, levando a divisão do controle da empresa, ou seja, é como uma venda de uma parte da empresa.

Existem os financiamentos classificadas como alternativas ao crédito bancário, que é o meio mais comum de financiamento. São alternativas importantes que possibilitam a capitalização dos pequenos empreendedores. Serão discutidos o papel das Cooperativas de Crédito, do Venture Capital e as Chamadas Públicas.

A relevância das cooperativas deve-se ao benefício socioeconômico que elas proporcionam, pois viabilizam que pequenos e médios empreendimentos tenham capacidade de competir com os grandes empreendimentos em todos os tipos de indústria. Em segundo lugar, elas apresentam uma posição de destaque no sistema financeiro nacional uma vez que, as cooperativas de crédito estão entre as 10 maiores instituições financeiras no que se refere à quantidade de ativos, quanto à carteira de crédito elas representam 2,35% do total emprestado no país (equivalente a R$ 38,7 bilhões) e quanto ao número de pontos de atendimento elas 32 estão 5ª dentre todas as Instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com