TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: FINANCIAMENTO E AS DIFICULDADES DE ACESSO AO CRÉDITO

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

WAGNER GAMA DE JESUS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: FINANCIAMENTO E AS DIFICULDADES DE ACESSO AO CRÉDITO

ARACAJU

 2022

WAGNER GAMA DE JESUS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: FINANCIAMENTO E AS DIFICULDADES DE ACESSO AO CRÉDITO

Orientador não definido

Projeto de pesquisa apresentado como requisito a aprovação na Disciplina de Monografia 1  

ARACAJU

2022

        

Micro e pequenas empresas: Financiamento e as dificuldades de acesso ao crédito

INTRODUÇÃO

O financiamento tem papel fundamental para o crescimento econômico, para isso, a alocação eficiente desse crédito dentro do sistema produtivo é essencial no processo de desenvolvimento. Fonte? para sustentar sua declaração

O financiamento é feito dentro do sistema financeiro nacional (SFN), que tem como uma de suas funções a de intermediação entre o agente que dispõe de recurso para ofertar e o agente que está demandando recurso. (ASSAF NETO, 2001).

Conceituando o sistema financeiro: “conjunto de instituições que se dedica, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores”, (FORTUNA, 2005, p. 12)

Um dos agentes que mais necessitam de financiamento são as micro e pequenas empresas (MPES), que possui grande relevância notória na economia brasileira, segundo dados do Sebrae, a MPES representa em torno de 27% do PIB brasileiro e 98,5% de todas as empresas no país, importante salientar os benefícios para economia com a geração de empregos, que segundo o anuário do trabalho de 2016, as MPES representa 54,5% dos empregos formais do Brasil (SEBRAE, 2018)

Essas empresas precisam de bens de capital e materiais de consumo tanto para desenvolver suas atividades quanto para uma possível expansão da empresa, assim, demandando crédito. No entanto esse setor de empresas sofre com acesso ao crédito, principalmente se comparar o acesso das grandes companhias. (LUCATO; JUNIOR, 2006).

Uma das consequências da dificuldade ao acesso ao crédito por meio dessas empresas, é a sobrevivência no médio prazo das mesmas, pesquisa realizada pelo Sebrae, demonstra que em 2008 apenas 54% das micro e pequenas empresas sobreviviam após 24 meses de sua abertura (Sebrae/NA, 2018).

Para Jaqueline Salm (2019, p. 02) “Obter crédito, para as micro e pequenas empresas pode ser um processo complexo, pois muitas não possuem as informações necessárias ou as garantias solicitadas no momento do financiamento. A pessoalidade da empresa, o pouco tempo de mercado e a falta de capacidade de pagamento, por já terem gasto a maioria do seu capital no investimento inicial, são fatores que dificultam o acesso ao crédito”

A partir do estudo de bibliografias referentes ao crédito para micro e pequenas empresas, essa pesquisa busca apontar e discutir: Quais são as dificuldades para as MPES (Micro e pequenas empresas) ter acesso ao crédito?

Por conseguinte, esse trabalho irá analisar quais são as dificuldades que as MPES (micro e pequenas empresas) encontram no momento do acesso ao crédito para manter sem empreendimento vivo, como consegue contornar essas dificuldades e o que pode ser feito para melhorar esse cenário dentro do sistema financeiro brasileiro, o período escolhido para fazer essa análise foi o pós implantação do plano Real (1994) até os dias atuais, onde a economia brasileira conseguiu estabilidade após anos de volatilidade e incertezas, além de ser um período com crescente desenvolvimento da tecnológico, facilitando a assimetria de informações na análise de risco no momento da liberação do crédito.

JUSTIFICATIVA

A dificuldade de acesso ao crédito pode ser visualizada em vários segmentos da economia, alguns aspectos como assimetria de informação e falta de garantias, contribuem para esse cenário negativo, mas um setor especifico, o de micro e pequenas empresa (MPE), chama atenção pelo fato de ser de grande relevância dentro da economia brasileira e ter dependência de financiamento para se manter e expandir.

Pelo fato desse setor ter importância significativa, com grande percentual na geração de empregos e da renda no país, cabe ressaltar que as MPES também contribui para a diminuição da informalidade, sendo assim,  a importância desse trabalho é apresentar as dificuldades atuais e discutir possibilidades de solução, expandindo o debate em torno do tema.

OBJETIVO GERAL

Definir o que é micro e pequena empresa, a importância desse setor dentro da economia brasileira e explorar esse segmento analisando barreiras que elas possuem de acesso ao crédito e como consegue contornar essas dificuldades atualmente.

OBJETIVO ESPECIFICO

Delinear as dificuldades que as micro e pequenas empresas tem ao tentar acesso ao crédito, explicitando os motivos desses entraves, como elas conseguem contornar esse cenário para conseguir financiamento e fazer uma analise do que já foi feito e o que pode ser feito para desenvolver o sistema financeiro brasileiro afim de evitar que essas distorções atrapalhem o crescimento das MPES que possuem grande relevância dentro da economia brasileira.

Revisão de literatura

4.1 Definição de micro e pequena empresa

De acordo com a Lei complementar n° 123/2006 que criou a lei geral das Microempresas e Empresas de pequeno porte, a definição é feita pela receita bruta anual, para micro empresas a receita bruta deve ser igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil), para empresas de pequeno porte a receita bruta deve ser superior a 360.000,00 (trezentos e sessenta mil) e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil).  Fonte??

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com