TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIVCHAMENTO - Mototola Institucionalização de Iniciativa Empresariais

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Educação Corporativa,

                                                                        Tutor: Professor Carlos Lacerda.

Rio de Janeiro

2017

Estudo de Caso :

MOTOROLA

 Institucionalização de Iniciativa Empresariais

REFERÊNCIA: Harvard Business School, Ver. 20 de outubro de 1994.

O estudo de caso supracitado relata a necessidade de mudança da Motorola frente à intensa competição do mercado.

Em 1994 durante uma Competição de Satisfação total do Cliente (TCS), uma celebração dos resultados da Motorola na tentativa de envolvimento de seus funcionários em iniciativas continuas de melhorias, uma conversa entre Gary Tooker, Presidente da Motorola, e Bill Wiggenhorn, Presidente da Motorola University (MU), surgiu o interesse em de descobrir novos meios de selecionar e contratar novos funcionários de modo a acompanhar o crescimento rápido e continuo da empresa, treiná-los para auxiliar com os requisitos de negócios em mudança, e criar oportunidades para crescimento profissional pois necessitavam de uma mão de obra disciplinada e criativa.

Em 1979 foi constatado que deveriam investir na qualidade se seus produtos, o design e a fabricação foram analisados de perto e identificaram varias falhas neste processo. Em 1980, foi criado um currículo de cinco partes para desenvolver as competências dos colaboradores. A maioria dos cursos visavam funcionários de primeira linha, para Galvin novas tecnologias criava uma urgência no aumento das competências dos funcionários.

Para atingir a meta de qualidade em 1983, Galvin sugeriu alterar a estrutura organizacional por meio do estabelecimento de unidades comerciais menores e focadas, com autoridade descentralizada, e da redução das camadas organizacionais, pois a Motorola precisava se tornar mais eficiente, flexível, e sensível às necessidades dos clientes, então ele insistiu para que os gestores descobrissem novos modos para melhorar a capacidade dos funcionários contribuírem com o negócio. Um incentivo de 35 milhões feito por Galvin, para criar a Motorola Training and Education Center (MTEC) que possuía duas metas principais: fortalecer o Programa de Gestão Participativa e auxiliar nas iniciativas de qualidade; abrangia processos estatísticos de controle, resolução básica de problemas industriais, criação de apresentações eficientes, e definição de metas, além da garantia de desempenho.

Em 1985 foi desenvolvido um Instituto de Gestão de Produção, de duas semanas para gestores de usinas, um programa de Gestão para gestores (MOM), Em 1986, foi inaugurado o Galvin Center Training, e em 1987 a MTEC passou a oferecer cursos de qualidade para fornecedores. Entretanto, um impasse incomodava os Gestores que enviavam seus funcionários para os cursos da MTEC, por fim, o plano bônus PMP foi eliminado, enquanto outros aspectos do programa foram mantidos. Um novo bônus de retorno empresarial sobre os ativos líquidos foi originado, o RONA. Os funcionários recebiam um bônus caso a empresa como um todo e a unidade empresarial atingissem a meta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com