TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIXAÇAO DE DIRETRIZES NA EMPRESA

Por:   •  20/9/2016  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro

Curso Técnico em Transações Imobiliárias                -                Noturno

Professora: Cecília Saiury Araki         -        

Disciplina: Organização e Técnica Comercial II

FIXAÇAO DE DIRETRIZES NA EMPRESA

        

        O planejamento, característica básica da empresa, é uma função administrativa permanente que inclui a definição de objetivos, metas e procedimentos. Planejar é determinar antecipadamente os resultados a serem alcançados e os meios pelos quais a empresa poderá alcançá-los. Planejamento é um processo racional, no qual se destinam linhas de ação, escolhendo-se alternativas com base em premissas conhecidas. O planejamento pode ser classificado em dois tipos: planos-fins e planos meios.

  • Planos-fins

São os objetivos a curto prazo, que referem a resultados a serem concretizados num determinado período. Os objetivos devem ser alcançados pela empresa como um todo e em cada uma de suas unidades. As metas representam os objetivos definidos com precisão quanto ao tempo, espaço e qualidade. Os objetivos, ou diretrizes, se encontram nas áreas institucional, financeira, comercial, de produção e operacional, a curto prazo (menos de uma ano) nas suas execuções.

  • Planos-meios

Dizem respeito à política e diretrizes da empresa. Os planos-meios são essenciais à realização dos planos-fins. Sem uma clara e adequada definição dos meios, nenhum resultado, ainda que teoricamente variável, poderá ser alcançado. Examinaremos a natureza e as características das políticas ou diretrizes. Os objetivos e as metas são pontos terminais do planejamento, ao passo que as políticas ou diretrizes canalizam decisões nos percursos até estes pontos. Em outras palavras, as políticas, ou diretrizes, conduzem aos objetivos e metas da mesma forma pela qual vários itinerários conduzem a uma cidade. Portanto, diretrizes devem ser definidas em todos os níveis da empresa, ou organização.

As diretrizes são classificadas em áreas: industrial, financeira e de produção, como segue:

  1. Área industrial: nesta área as diretrizes estabelecidas para alcançar o objetivo de aumentar o nível de eficiência da empresa, dentro de metas já estabelecidas, poderão incluir treinamento de pessoal, revisão da estrutura da organização, contratação de novos profissionais com formação especializada, ou mesmo demissão desses profissionais. Pesquisa e desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos poderão ser alcançados através da definição de diretrizes ao treinamento administrativo;
  2. Área financeira: visa a atingir os objetivos, a curto e a longo prazo, de propiciar dividendos aos acionistas e manter a lucratividade do empreendimento. Poderá estabelecer diretrizes no sentido de abrir o capital da empresa ao público, captando recursos no mercado de ações, ou solicitar empréstimos a instituição financeira, destinados a empreendimento para o desenvolvimento;
  3. Área comercial: nesta área o atendimento rápido à clientela, dentro de metas fixadas, poderá significar condições de atender as reclamações de atraso na entrega de mercadorias;
  4. Área de produção: os objetivos a curto prazo de manter a qualidade dos produtos pode exigir uma diretriz de inspeção rigorosa de toda a produção da empresa.

As formas de executar as políticas e diretrizes são os procedimentos, as rotinas ou os métodos devem defini-las com precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com