TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXOGRAMA

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

SUGESTÃO DE MELHORIA

Hoje em dia é primordial que as empresas de pequeno porte á emergentes planejem seu processo de recrutamento e seleção a fim de que se escolha os melhores colaboradores possíveis para a organização.

É sugerido então que se construa um fluxograma do processo para que auxilie o gestor a tomar a melhor decisão após surgir a necessidade de contratação.

Um ponto importante a se ressaltar é o fato de que a automação desse processo auxilia as empresas quanto às rotinas nas áreas de contratação e desligamento de funcionários, além de garantir e acelerar a eficácia dos processos evitando prejuízos ou até mesmo ações trabalhistas, por exemplo.

Cada parte do fluxograma tem as seguintes funções:

ABERTURA DE VAGA

Surge no momento da necessidade da empresa de suprir uma necessidade em certa área da empresa.

CADASTRO

É interessante que a organização conte com um banco de dados onde possa ser cadastrado os dados e currículos de pessoas interessadas no trabalho pois isso facilita em um futuro processo de contratação.

ANÚNCIO DA VAGA

Após a identificação da necessidade, abre-se o procedimento de anúncio dos requisitos básicos que o colaborador precisa possuir para ser contratado. Isso por ser feito através das mídias eletrônicas que abrangem uma grande cobertura e está disponível para a maioria das pessoas.

TRIAGEM

Com os currículos em mãos, o gestor pode ter uma base sólida para verificar os requisitos preenchidos e se os mesmos se adequam á vaga.

DINÂMICA DE GRUPO

Hora de convocar os candidatos para uma dinâmica de grupo, uma parte importante para o empregador avaliar o quanto o futuro colaborador está engajado no processo para ser selecionado. Pode-se usar até funcionários já efetivos na empresa nesse procedimento, pois estes têm uma visão sistêmica da empresa e podem ajudar na percepção de um bom candidato.

ENTREVISTA INDIVIDUAL, AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES E REFERÊNCIAS ANTERIORES.

Após a pré-seleção dos candidatos com as melhores características ao preenchimento da vaga, faz-se a entrevista individual para sentir realmente o interesse do escolhido e ver suas perspectivas em relação à empresa e seus valores. Juntamente á esse processo têm-se as avaliações complementares que são feitas por especialistas, por exemplo, exames médicos e psicológicos. Por fim, verifica as referências anteriores do candidato que são indicadores importantes para que se perceba o comportamento do mesmo diante da responsabilidade do emprego.

Após todo esse procedimento o candidato é contratado verificando minunciosamente cada passo. Caso não apareça um colaborador com todas as características descritas nos requisitos para preenchimento, o processo do fluxograma é reiniciado até que se encontre uma pessoa adequada á necessidade da empresa naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com