TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PAPER

Por:   •  8/12/2019  •  Artigo  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Estratégico, Tático e Operacional.

Ilcilane Cunha dos Santos¹

Thessyvanda Torres da Cunha²

1 FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA

  1. CONCEITOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Quando se fala em planejamento organizacional, logo, se faz parar e pensar em planos, estratégias, empresas, órgãos e etc., mas o que é organização? O que é planejamento? Aqui o conceito de organização segundo Chiavenato (2003), organização é o conjunto de pessoas que realizam tarefas de forma planejada, coordenada, controlada e organizada, a fim de atingir um objetivo predeterminado. Portanto, um grupo de pessoas que se unem com um objetivo de transformação de diferentes sistemas, através de recursos, a fim de obter resultados positivos.  (CHIAVENATO, 2011, p. 59).

Partindo desses princípios, uma empresa apesar de ser um sistema orgânico, o mesmo não trabalha sozinha. Pois a necessidade de processo de transformação precisa de vários grupos para executar determinadas funções. Quanto maior a organização maior a necessidade de mecanismos de comunicação, controle e coordenação bem elaborados para que as ações estejam adequadas às estruturas organizacionais. “[...] o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequencia.” (CHIAVENATO, 2011, p. 59).

1.2 ORGANIZAÇÃO

A palavra organização no ponto de vista como uma entidade social significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Isso aplica a todos os tipos de organizações, sejam elas lucrativas ou não, como empresas, bancos, financeiras, hospitais, clubes, igrejas etc. as organizações podem ser formal e informal.

1.2.1 Organização formal.

É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É, portanto, a organização planejada ou a organização que está definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente. (CHIAVENATO, 2011, p. 164).

Podemos dizer que são normas regras, padrões de qualidade, cargos, que devem ser respeitadas dentro das empresas. Por meio da organização formal fica fácil de conhecer a cultura organizacional através de sua missão, visão e valores, e também os objetivos de curto, médio e longo prazo. Com isso traz resultados positivos para a organização. Alguns exemplos de formalidades nas empresas:

  • Funcionários que seguem as riscas as normas de empresa;
  • Empresas que seguem o padrão da missão, visão e valores;
  • Estabelecem funções e cargos pela empresa;
  • Querendo ou não, os funcionários terão que obedecer as normas e aprender a valorizar seu trabalho em equipe.

1.2.2 Organização informal.

É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. (CHIAVENATO, 2011, p. 164).

A organização no ponto de vista administrativa significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. Organizar consiste em: determinar as atividades especifica necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização). Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização). Designar as atividades às especificas posições e pessoas (cargos e tarefas). (CHIAVENATO, 2011, p. 164).

Segundo Oliveira (2010, p. 5)

O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomadas de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente eficiente e eficaz.

Esse conceito é constituído por base em hábitos, diretrizes sociais e cultura formada de um grupo comum de pessoas que se baseiam em sentimento de necessidade. Pois as relações interpessoais são de forma espontânea e criadas pelos próprios colaboradores, que definem seus padrões de comportamento e definem as atitudes, positivas e negativas.

1.3 PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO

O planejamento de uma empresa obtêm princípios que devem ser exercidos para que os resultados sejam alcançados de forma positiva para empresa. Cada um desses princípios exercem funções diferentes, mas que juntos obtêm resultados positivos para as empresas. Os princípios gerais do planejamento são quatro: principio da contribuição aos objetivos. O principio da precedência do planejamento. O principio das maiores influencia e abrangência e por fim o principio da eficiência e eficácia e efetividade. (OLIVEIRA, 2010, p. 7)

No quadro abaixo, apresenta- se os princípios do planejamento, como as características básicas correspondentes as suas definições. É muito importante os executivos estarem atentos aos princípios gerais, pois estes irão proporcionar base sólida aos processos de decisões em relação aos planejamentos.

QUADRO – 1 PRINCÍPIOS GERAIS DO PLANEJAMENTO

Princípios

Características

Contribuição aos objetivos

Nesse processo o planejamento deve visar os objetivos e procurar alcança-los.

Precedência do planejamento

É uma função que aparece no inicio e assume uma situação do que e como vai ser feito.

Influência e abrangência

Quando ocorrem modificações decorrentes as necessidades da empresa.

Eficiência, eficácia e efetividade.

Fazer as coisas de maneira adequada, fazer as coisas certas e apresentar resultados positivos ao longo do tempo.

FONTE: Oliveira (2010, p. 7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com