TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fator Estratégico na Excelência da Vida Low Carb

Por:   •  29/5/2023  •  Artigo  •  7.599 Palavras (31 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JULIA SCHROTER FEIX

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

Fator estratégico na excelência da Vida Low Carb

Porto Alegre

2021

JULIA SCHROTER FEIX

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

Fator estratégico na excelência da Vida Low Carb

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, pelo Curso de Administração das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

Orientador: Prof. Me. Pedro Paulo Oliveira de Sá Peixoto

Porto Alegre

2021


CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO: FATOR ESTRATÉGICO NA EXCELÊNCIA

DA VIDA LOW CARB

 Julia Schroter Feix[1]

Resumo: o presente artigo é um estudo de caso sobre a empresa Vida Low Carb Porto Alegre e o seu principal problema: a distribuição dos seus produtos. O objetivo da investigação é propor canais de distribuição mais eficazes e eficientes para o negócio, de modo a contribuir para o crescimento do empreendimento. Perpassou-se pelo estudo de empreendedorismo, marketing e canais de distribuição bem como low carb e alimentação saudável para garantir de forma consistente que a solução proposta contribuísse para a mitigação do problema posto, baseando-se em autores renomados no segmento. A metodologia definida para o estudo fundamentou-se em uma revisão bibliográfica pertinente ao estudo de caso, além da pesquisa quantitativa com o uso da técnica de coleta de dados, mediante a aplicação de um questionário com os consumidores da Vida Low Carb. Após coleta e a análise dos dados quantitativos referentes ao questionário enviado, identificou-se a falha no canal de distribuição do empreendimento. Constatou-se que os canais de distribuição utilizados pela empresa estão defasados com relação ao que é utilizado no mercado atual. Diante do exposto, apresentou-se sugestões de novos canais de distribuição mais eficazes e eficientes que podem contribuir para o crescimento do empreendimento. Conclui-se que o empreendimento tem plena capacidade em aderir às sugestões descritas neste estudo, de forma a contribuir para o constante crescimento da empresa.

Palavras-chave: Distribuição. Empreendedorismo. Alimentação saudável. Marketing.

Abstract: the article to be presented is based on a case study about Vida Low Carb Porto Alegre enterprise and its main issue: their product distribution. It was established as a key study objective to propose an enhanced and efficient distribution channel to support business growth. It was evaluated topics such as entrepreneurship, marketing, and distribution channels as well as Low Carb and healthy food as levers to ensure that the alternatives proposed could support to mitigate the issue presented, based on renowned authors on this subject. The methodology defined for the analysis was based on the literature related to the case study, additional qualitative research for data collection, upon survey answered among Vida Low Carb customers. The main survey outcome, after data collection and analysis, identified failures on the business distribution channel. It was identified that their distribution channels were obsolete once benchmarking with current market

levels. Based on the above, distribution channels more efficient and assertive were presented as alternatives to support the business growth. In conclusion, the enterprise has full capacity to follow the suggestions proposed in this case study and reach a continuous business growth path.

Keywords:  Distribution. Entrepreneurship. Healthy food. Marketing.

1 INTRODUÇÃO

Estudos administrativos já alertavam que a era digital sinalizava características que transformariam gradualmente as relações em um mundo globalizado. A pandemia de Covid-19 acelerou essa transformação digital, evidenciando-se o despreparo inicial para lidar com a quebra de paradigmas: o mundo virtual não se constitui mais em uma opção, mas, na verdade, em uma imposição.

        A pandemia demonstrou a fragilidade do mercado mundial, permeada por uma crise política e econômica sem precedentes, inclusive afetando as formas de relações pessoais de trabalho, uma vez que desemprego e relações trabalhistas fragilizadas caracterizam este momento histórico mundial.

A sociedade ganhou uma nova forma em decorrência da pandemia, que impôs restrições na vida social. E, com intuito de evitar aglomerações de pessoas e a respectiva propagação do vírus, foram determinados, pelo poder público, o fechamento de instituições prestadoras de serviços, como educação, restaurantes, bares, academias, shopping e o comércio em geral. Isso também impactou no ciclo produtivo das indústrias, que passaram a atuar com menor capacidade produtiva. Nesse cenário, a movimentação da economia passou a limitar-se as áreas essenciais relacionadas à alimentação e à saúde.

A crise impulsionou a ousadia do empreendedorismo como uma das alternativas para reforçar a economia e minimizar o desemprego, tendo em vista a instabilidade do mercado de trabalho formal. Apesar do contexto adverso para os negócios em geral, pequenos empreendimentos estão implementando inovação para enfrentar a crise, as vendas on-line estão em alta entre as micro e pequenas empresas que têm utilizado canais digitais (redes sociais, aplicativos ou internet) como plataformas para comercialização de produtos e serviços.

Por meio de um estudo de caso da empresa Vida Low Carb Porto Alegre, este trabalho pretende propor um canal de distribuição mais eficaz e eficiente nessa virtualidade que impera o consumo, pois um canal de distribuição organizado e construído com planejamento torna-se uma vantagem competitiva para as empresas. Para isso, é necessário ter como base pessoas, relacionamentos e escolhas dos parceiros certos para que o produto possa ser colocado no mercado de forma ideal. Com a identificação e a análise dos canais de distribuição da empresa em estudo, busca-se avaliar as opções existentes na distribuição do mercado, de forma a contribuir para o crescimento da empresa no mercado virtual. Diante do exposto, a questão de pesquisa que envolve este estudo é: quais os canais de distribuição mais eficazes e eficientes para o negócio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (245.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com