TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta do BI

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

Surgimento:

O BI (Business Intelligence) foi criado por Rrichard Millar Devens em 1865 para mostrar ao bancário Sir Henry Firnese sua lucratividade em cima das informações sobre o ambiente, antes de seus concorrentes. A coleta de dados baseada em informações recuperadas, que hoje é o funcionamento do termo “Business Intelligence”.

Com a evolução de acessos a dados e seus armazenamentos na década de 70 houve se uma necessidade do surgimento de algo novo para o processo inteligente de coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de dados contidos. O BI surgiu na década de 80 e com a evolução da tecnologia foi sendo inseridas várias ferramentas, como DSS (Decision Support System), o EIS (Executive Information Systems), Planilhas, Data Mining, entre varias outras ferramentas.

O que é BI?

O Business Intelligence traduzido para o português significa “negocio inteligente”, podemos dizer que é um conjunto de técnicas utilizadas para extrair inteligência a partir de dados sobre um determinado negócio.

Ele pode ser uma ferramenta muito útil para tomada de decisões estratégicas em uma empresa. Ele é a junção de metodologias, teorias, processos, estruturas e tecnologias que se tornam uma grande quantidade de dados.

Segundo Gartner Group “Business Intelligence é o processo de transformar dados em informações e através da descoberta transformar informação em conhecimento”.

O BI tem como objetivo transformar esses dados em algum tipo de informação que vá de alguma forma contribuir para a empresa, seja nas vendas, no financeiro ou outras áreas da empresa.

Primeiramente é feito uma coleta de informações interna, ou seja, dentro da empresa. Depois é feito uma pesquisa que envolva as necessidades dos clientes, processo de decisão, condições industriais, aspectos econômicos e as tendências. Mas o BI sempre é feito de acordo com a visão e as necessidades da empresa.

Inicia-se com, Data Warehousing, criação de um repositório central de dados. Depois de pegar todos esses dados se faz uma exploração de dados a procura de padrões para encontrar relacionamentos e novos subconjuntos de dados a serem mapeados e retirar informações privilegiadas, Data Mining. Essas análises geram vários relatórios que são bastante detalhados para melhor esclarecimento do cenário. Reengenharia de processos de negócio (BPR) trata-se de uma estratégia de gestão de negócios para a análise e desenho dos fluxos. Benchmarking procura as melhores práticas com o propósito de maximizar o desempenho. Um processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas.

.

Sua utilização nas empresas é medir efetividade, controlar receitas e despesas, planejar e simular com mais segurança, conhecer melhor seus processos e informações.

Vantagens do BI

O “Business Intelligence” possui muitas vantagens competitivas e estratégicas, que melhoram o relacionamento com o cliente , construindo assim, empreendimentos mais inteligentes e lucrativos. Estas vantagens são:

  • Incremento da qualidade do planejamento operacional e estratégico;
  • Agilização do processo da tomada de decisões;
  • Maior eficiência na previsão de mudanças nas ações, evitando surpresas;
  • Maior controle e menos dados incorretos;
  • Aumento da competitividade e melhoria nos resultados;
  • Maior rentabilidade;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Ampliação mais racional da carteira de clientes;
  • Aumento da lealdade dos clientes;
  • Encorajamento em inovação e incremento na qualidade dos produtos.

Desvantagens do BI

As desvantagens do “Business Intelligence” estão, na maioria das vezes, relacionadas com as informações. As desvantagens são:

  • As organizações  não reconhecem as necessidades de informações;
  • Sinais fracos do ambiente de negócios passam despercebidos;
  • Informações recebidas de especialistas da organização não podem ser utilizadas efetivamente;
  • As ferramentas técnicas são dispersas e ineficientes;
  • A obtenção de informações de diversas fontes externas é feita de uma maneira que a relação custo benefício não é favorável.

Benefícios

Segundo ELIAS(2014), "Os benefícios do BI estão desde a tomada de decisão de forma mais pautada." Os benefícios são:

  • Minimização de riscos;
  • Utilização de fatos ao invés de achismos;
  • Velocidade nas respostas corporativas;
  • Visualização das tendências;
  • Diminuição dos custos;
  • Aumento dos lucros.

Business Intelligence nas pequenas empresas e médias empresas

BI é uma ferramenta que pode ser adaptada para qualquer tamanho de empresa, porém a maioria das empresas o vê como algo que só serve para as grandes empresas.

Com base nos dados do IBGE, 20% da riqueza produzida no país são por causa das PMES, além disso, 60% dos empregos no Brasil são gerados por essas empresas. As empresas de pequeno e médio porte já vêm utilizando versões mais simples do BI pode-se dizer então que a implementação do Business Intelligence nas empresas é apontada como responsável por diversos resultados positivos, como por exemplo, redução de custos. Porém, para que a tecnologia de BI tenha efeito positivo na empresa, as informações precisam estar disponíveis para “as pessoas certas, no formato esperado, no momento correto e local desejado”. A maioria dessas empresas não possui infraestrutura para a implantação do BI, já que muitas informações estão armazenadas de forma desestruturada em planilhas ou arquivos de textos. Por isso, é necessário mudar a maneira de armazenar as informações, assim é preciso utilizar sistemas de informações e bancos de dados onde é possível obter respostas rápidas e mais confiáveis.

Para fazer essas mudanças não são necessários investimentos muito grandes em infraestrutura tecnológica, já que hoje em dia existem bons bancos de dados gratuitos que podem ser utilizados por profissionais das empresas. Assim a importância do BI no planejamento estratégico começa a partir do momento em que a PME adota um trabalho mais voltado à gestão da informação.

Uma pesquisa realizada pela Consultoria Applied Scientific Methods mostra que as pequenas empresas têm preferência pelo uso do Business Intelligence. As funções mais utilizadas nessas empresas são Query e Reporting, Data Warehouse e Dashboards, que são também relações de funções de BI. 41% das empresas que foram entrevistadas posicionaram seus investimentos em BI entre as três principais prioridades, porém é uma porcentagem baixa dada a importância do Business Intelligence. Esses processos nas PMES tem efeito mais ágil, já que o processo de disponibilidade do BI é mais rápido, pois passa por menos pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com