TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FiCHAMENTO MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  21/4/2016  •  Artigo  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ATENEU

CURSO (PROCESSOS GERENCIAIS 2016.1)

Alisson

Fichamento apresentado como parte integrante da avaliação parcial I da disciplina(Gestão Integrada de Pessoas 1), orientado pelo(a) Professor(a) (Fabricia Alves).

                                                               Fortaleza, CE

                                                       2016

[pic 2]

FACULDADE ATENEU

DISCIPLINA: GESTÃO INTEGRADA DE PESSOAS I

PROFESSORA: FABRÍCIA ALVES PINTO

Orientações para Fichamento do Artigo

A atividade de fichamento será adotada como parte integrante da avaliação parcial I (NP 1). Segue abaixo estrutura para fichamento que deverão ser digitados, fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento simples entrelinhas.

Página

Palavra ou Ideia Chave

Citação

Síntese - Discussão

01

Crescer

‘’Quando as organizações são bem-sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. ’’

Geralmente o sucesso organizacional vai depender de formas conjuntas e ações tanto dos gestores e dos colaboradores, e as funções se expandem aprimorando a qualidade tornando uma organização bem sucedida.

01

Empregabilidade e empresabilidade.

Termos como empregabilidade e empresabilidade são usados para indicar, de um lado, a capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos e, de outro, a capacidade das empresas em desenvolver e utilizar as habilidades intelectuais e capacidades competitivas dos seus membros.

A empregabilidade  relacionado ao mercado de RH e empresabilidade relacionado ao mercado de trabalho,essas capacidades vai favorecer interesses e habilidades individuais e organizacionais. Destacando a empregabilidade de emprega-se o individuo e a empresabilidade a imagem que a organização ,exemplo disso é uma empresa que todas as pessoas querem trabalhar por ter politicas éticas e destaque como a qualidade.

02

Cultura

como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

O tratamento com os colaboradores,vai depender da cultura da organização dos meios e objetivos ,missão organizacional e propósitos. Politicas internas e características da empresa no beneficiamento dos trabalhadores,cabendo a organização vê como talentos e seres dotados de inteligencia(parceiros).

02

Recursos Humanos

         

 Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional.

Geralmente pessoas tratados como recursos fazem sua função,mas não pensam em estrategias melhores e estagna-se em sua forma funcional,precisando sempre ser gerenciados e controlados,cobrados. Pessoas como ferramentas ‘’mão de obra ‘’no termo popular,dando enfase nas determinação organizacional de forma eficiente,mas nem sempre eficaz pessoas reativas na maioria dos casos.

03

Dinamiza

As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

Dinamizar significa  nesse contexto esta disposto a mudança se antecipar ao uma ação ter uma atitude proativa e que os colaboradores se enquadrem a esse perfil,diferentemente de uma atitude reativa onde geralmente os funcionários tem medo de reagir mediante uma situação.

03

Reciprocidade

Na medida em que o retorno é bom e sustentável, a tendência certamente será a manutenção ou aumento do investimento. Daí, o caráter de reciprocidade na interação entre pessoas e organizações.

Há um proposta para toda a situação não adianta dizer que uma o ARH é sempre favorável aos   colaboradores ,mas sim que eles possa dar um retorno eficaz se seus serviços com objetivos de aumenta a demanda através da manutenção  ou da expansão,de forma  e trazendo qualidade de objetivos favoráveis para o colaboradores ,com sentido de trazer favorecimento reciproco.

04

Missão

O principal objetivo da ARH é

ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão.

   Há planos temporários e permanentes dentro de uma organização,o ARH vai transmitir o plano permanente que é a missão,claro que sempre pode estar mudando,mas o ideal que cumpra a missão não saindo dos padrões organizacionais a questão da politica da empresa,mas a moderna gestão de pessoas deixando os funcionários inovadores e interativos.

04

Valioso

  Quando um executivo diz que o propósito da ARH é construir e proteger o mais valioso patrimônio da empresa - as pessoas - ele está se referindo a este objetivo da ARH.

 Ao passar uma imagem para os colaboradores que eles tem um valor e um papel importante da empresa automaticamente ele vê que esses podem ser clientes também,podem querer evoluir através de cargos e salários,vê os benefícios proporcionando o diferencial na organização que usa esse objetivo,trazendo a capacidade que a empresa tem  de favorecer os parceiros.

05

Responsabilidade social

A responsabilidade social não é uma exigência feita apenas às organizações, mas também e principalmente às pessoas que nelas trabalham ’’

É o consenso da imagem de uma organização,as vezes um colaborador não contribui para que seja mantida a ética,repassa uma informação negativa para outros externamente que nem cabe a organização proporcionar.

05

Provisão

 Os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

 Recrutar,selecionar e período de experiencia fazem parte desse processo. Sendo umas das mais importantes fases a admissional ,recrutamento(interno,externo e misto é onde há vagas abertas e a chamada de pessoas e selecionar é escolher o que se adequar mas a função.

05

Desenvolvimento

 Os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.

A chamada gestão do conhecimento, onde há incetivos para as pessoas se capacitarem ,parceiros ativos irão beneficiarem,cabe também desses querer avançar.

06

Equilíbrio

O equilíbrio na condução de todos esses processos é fundamental. Quando um processo é falho, ele compromete todos os demais.

A maioria dos Processos se agregam sempre,mas é necessário contingenciar mediante a uma situação,não pode tratar o ARH como favorecimento só dos colaboradores,isso não vai funcionar para meios lucrativos .O papel do ARH é procurar meios que fixe o objetivo  missionário da empresa e que repasse os colaboradores de forma onde possa equilibrar ambos os lados.

06

O conflito ocorre porque os gerentes de linha e os especialistas em RH discordam sobre quem tem a autoridade para tomar as decisões sobre pessoas ou porque têm diferentes orientações a respeito.

Chegar o consenso entre esses é o ideal,na maioria dos casos o gerente de linha vai avaliar a técnica de modo geral já o órgão ARH vai perceber outras maneiras  o relacionamento dos colaboradores,a capacidade de comunicação,o ideal é procurar métodos os dividir determinada função e conciliar favorecendo a organização.

07

Integrar

Integrar e orientar os novos funcionários na equipe.

É Expor sua função,onde estará através de ornogramas,mapas e falar o objetivo da empresa,qual o seu papel dentro dela. Mostrar a missão e a visão onde a empresa quer chegar .

07

Custos

Controlar os custos trabalhistas.

Prevendo e antedendo algumas ações que podem ser selecionada,onde há também algo que é impossível prevê analisando estudando a possibilidade a condição que a organização tem. Analisando os cálculos e os próprio interesses.

Síntese:

 Resulta-se a moderna gestão de pessoas onde organizações tratam pessoas como parceiros ,onde prioriza o colaborador e um retorno reciproco a organização,pessoas tratadas como seres ativadores e dotados de inteligencia,     Há meios para chegar esse consenso através de processos,objetivos e missão organizacional  trazendo uma interligação entre  colaborador e  organização,trazendo retorno a ambas as partes .Os processos pode ser utilizado do começo e fim da vida dentro da organização dos colaboradores    e os objetivos podem encaixar e aos processos,tentando manter as pessoas para uma boa  imagem dentro da empresa,procurando diminuir o índice de absentismo e aumentando a satisfação dentro das empresas e tornando funcionários aplicados , proativos,inovadores e satisfeitos. Concluir-se que na Era da informação onde predomina  a  teoria da competitividade é necessário   torna o colaborador impulsionado ,através de  gerenciamentos e consultorias  ,com suas responsabilidades e funções para o beneficiamento de   produtividade e meios para o avanço de organizações e interesses individuais ,assim cresceram juntas como parceiros.                                                         

Referência Bibliográfica: CHAVIENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2aed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (154.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com