TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Getão de Pessoas

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento do Estudo de Caso

Uma Nota Sobre o Processo de Equipe

Mackmiller Demócrito Fagundes

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas

           Tutor: Prof. Beatriz Acampora E Silva de Oliveira

Macaé-RJ

2017

REFERÊNCIA: Harvard Business School, 407-P02, October 4,2011

        O Estudo de Caso, Uma nota sobre o processo de Equipe, é basicamente um manual de sobrevivência e comportamento dentro de equipes de trabalho. Exemplifica as diferenças claras entre Equipes e Grupos de trabalho, tendo como Objetivo principal facilitar o trabalho em equipe, orientando e tornando de fácil compreensão como funcionam as Equipes e como cada uma pode funcionar melhor ou trabalhar em equipe. O Estudo de caso, mostra ainda 4 aspectos para a montagem de equipes eficazes e aborda os desafios da equipes da atualidades, as Equipes globais e virtuais.

        Em um processo de equipe eficaz, o estudo de caso ressalta a diferença drástica entre grupos de pessoas trabalhando juntas e um equipe propriamente dita, onde um grupo pode até vir a se tornar uma equipe com trabalho árduo e tempo dedicado ao objetivo comum, porém equipes são formadas por pessoas com suas próprias expectativas e partindo da premissa de que todos estão orientados e buscam alcançar o mesmo objetivo, Reconhecendo e entendendo os pontos fortes e fracos de cada envolvido, ajudando a superar e colaborar para o bem comum.

        O Foco narrativo desse processo está concentrado nos quatro principais aspectos do processo de equipe, tomada de decisões, participação dos integrantes, influência e conflito.

        O Processo de tomada de decisões implica dizer que consome tempo, planejamento prévio e associação de ideias, orientado a solucionar problemas recém-apresentados e/ou recorrentes. Existem diversos problemas que equipes podem enfrentar principalmente se forem mal planejadas e escolhidas pelos responsáveis por sua criação, exemplo: Uma equipe orientada a soluções, pode até resolver algo e corrigir um problema, mas dificilmente irá mitigar a causa raiz, impedindo sua recorrência futura, pois tendem a escolher a primeira solução, apoiados e suportados pelos “lideres”, aqueles que se destacam dentro das equipes, e tornam-se formadores de opinião, muitas vezes, deixando de lado outras possíveis ideias de pessoas menos falantes. Um processo de tomada de decisão, não pode ser falho e precisa ser rigoroso, incentivando o raciocínio critico e debatendo quatro pontos chaves: a identificação e exploração do problema a fundo; gerar soluções possíveis com base nas sugestões de todos do grupo (forçando se necessário, todos a falarem e interagirem); aperfeiçoar as soluções possíveis após todos terem falado e sugerido e por fim implementar a melhor solução baseada no comum acordo de toda equipe, vindo assim a ter todos engajados e focados em solucionar a causa raiz. Uma vez que todos os envolvidos sentem-se parte do grupo, percebe que suas opiniões são levadas em consideração e trabalhadas, cada membro contribuirá efetivamente para solucionar o problema, mesmo que sua ideia não tenha sido escolhida.

        A participação de todos é de suma importância para que o processo de equipe seja satisfatório e gere resultados, porém, deve-se observar a participação de cada integrante, pode ser que em certos momentos, alguns participem menos, mas ao notar-se pouca ou nenhuma participação constante, deve-se agir para corrigir. Posições sociais, hierárquicas e culturais, tendem a influenciar no processo de participação. Então, algumas ações precisam ser tomadas, em relação a como tratar as pessoas mais quietas, verificar se o silencio é tratado como consentimento, desinteresse e /ou divergência e sempre estimular todos a falarem, inclusive apontando os pontos bons de cada ideia.

        A influência e o Conflito andam lado a lado nos aspectos principais das formações de equipes. Uma vez que lideres surgem por necessidade e pessoas passam a segui-los por opção, automaticamente conflitos podem vir a acontecer a partir do momento que somente opiniões e ideias dos lideres estiverem sendo tratadas como importantes. O Gerenciamento de conflitos e a diversidade de pontos de vistas tendem a acarretar em divergência de opiniões, mas boicote e repetidas negações contra certos “alvos” devem ser percebidos e tratados firmemente para o bem de toda equipe, principalmente quando se trata de conflitos afetivos, já Conflitos, quando construtivos, geralmente fazem da equipe mais forte, mais preparada e mais produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com