TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de leitura

Por:   •  6/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha de Leitura

Referência: ALVES, A. P. F.; NASCIMENTO, L. F. M. do. Green Supply Chain: protagonista ou coadjuvante no Brasil?. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 5, setembro-outubro, p.510-520, 2014. Acesso em: mar 2016

Página

Citação

Compreensão

511

A cadeia de suprimentos, ou Supply Chain, é comumente definida como um caminho linear, que integra as atividades associadas ao fluxo e à transformação de bens, desde a extração de suas matérias-primas até o usuário final (Beamon, 1999; Seuring & Müller, 2008).”

A cadeia de suprimentos é o caminho linear desde a extração de matérias-primas até o cliente final.

511

“Inclui, ainda, atividades associadas ao fluxo de informação ao longo da cadeia. Algumas cadeias consideram também a etapa do pós-consumo, de modo que o resíduo gerado pelo bem tenha um destino final apropriado.”

Além disso, atividades ligadas ao fluxo de informação fazem parte do longo da cadeia.

512

“[...] Adicionar o componente “verde” à gestão da cadeia de suprimentos envolve abordar a influência e as relações entre o gerenciamento da cadeia e da natureza, visando equilibrar o desempenho empresarial com as preocupações ambientais (Kumar & Chandrakar, 2012; Srivastava, 2007).”

Há uma preocupação com o meio ambiente onde envolve a cadeia de suprimentos, onde busca-se um equilíbrio entre o meio ambiente e o desempenho empresarial.

512

 A GSCM pode ser conceituada como a integração ambiental na cadeia de suprimentos, incluindo a concepção do produto, a procura e a seleção de material, os processos de fabricação, a entrega do produto final aos consumidores e a gestão do produto após o término do seu ciclo de vida (Srivastava, 2007).”

A sustentabilidade que envolve a cadeia se inicia desde a escolha da matéria-prima para fabricar o produto a entrega deste ao cliente final.

515

“[...] “as empresas ainda estão engatinhando no sistema em que o fornecedor seja um parceiro comercial Poucas empresas chegam a pensar nessa situação de cadeia produtiva”. Em uma pesquisa realizada com quatro empresas brasileiras, Dalé et al.. (2011) identificaram que empresas focais das cadeias pesquisadas desenvolviam diversas iniciativas sustentáveis, porém a incorporação dessas iniciativas na cadeia de suprimentos acontece lentamente.”

As empresas focais desenvolvem iniciativas sustentáveis, mas na cadeia de suprimentos esta em fase de engatinhamento.

515

“Em relação à legislação nacional, percebe-se que existe falta de pressão do governo, por meio de uma forte regulamentação, que incentive a inserção de práticas ambientais no contexto organizacional.”

O governo não faz seu dever de cobrar as empresas quanto a inserirem praticas ambiental na cultura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (209.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com