TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de leitura a problematica do conhecimento

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA CIENTÍFICA

DISCENTE: CINTIA GREGORIO DOS SANTOS

FICHA DE LEITURA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Do livro: Metodologia científica, fundamentos e técnicas, construindo o saber. Maria Cecília M. (de Carvalho (org.), Campinas: Editora Papirus, 1994, pág. 13 a 28)

SÍNTESE:

 

  O texto “A problemática do conhecimento” de Heitor Matallo Jr, trata-se da formação do conhecimento na sociedade, seus questionamentos, necessidades, como os filósofos lidavam com as teorias, saberes, e a diferenciação entre ciência e opinião, o senso comum. Podemos começar dizendo que a força propulsora da busca pelo saber sempre foi às necessidades praticas da existência humana e que todos nós temos uma tendência para a ordem e a regularidade, dessa forma quando a expectativa não é satisfatória somos induzidos a procurar explicações para ela. Nesse processo de necessidades, questionamentos e insatisfações, varias teorias foram formulados com o objetivo de solucionar muitos quebra-cabeças, porém nem todos os fatos conseguiam ser explicados, fazendo com que varias teorias tivessem que ser formuladas para explicar adequadamente a realidade, garantindo assim o crescimento do conhecimento.

  Todo esse processo do conhecimento teve inicio na Antiguidade, na qual os povos procuravam desenvolver diversas formas de saber. Os egípcios com a trigonometria, os romanos com a hidráulica e os gregos com a geometria, a lógica e a astronomia. Mas somente um desses povos se preocupou com as condições de formação do conhecimento: os gregos desenvolveram a intuição, um tipo de reflexão que possibilitava gerar teorias unitárias sobre a natureza e separar o saber racional do saber mítico.
Platão foi o primeiro filosofo a utilizar a intuição ao desenvolver uma teoria sobre o mundo. Para ele, o mundo esta em constante mudança e não é possível conhecê-lo por meio dos sentidos. Platão divide, então, o mundo em duas partes para explicar sua teoria, uma delas é a Essência e a outra a Aparência. A essência é algo que permanece na coisa, que esteja presente nela na sucessão do tempo, podendo conhecê-la melhor, já que não é possível observar uma coisa que deixa de ser ela mesma com o passar do tempo.

  A dialética, ou o método Socrático foi de extrema importância na historia do pensamento, pois significou o rompimento racional com senso comum ou a tentativa de realizá-lo. Para Sócrates “existe uma sensível diferença da forma “Eu acho que” e ‘Eu sei que”.

  Já Aristóteles uma realidade materializada que não pode ser entendida senão pelo estudo das coisas concretas, se utilizou da indução, processo que tem como perspectiva a formulação de leis gerais a partir de observações de fatos particulares

  A última parte discute o aspecto observacional das teorias, concluindo que a observação é precedida por algum tipo de teoria, questionando assim um dos grandes pilares

da ciência moderna, que é o papel da expectativa na construção das teorias. Segundo Karl Popper a teoria científica será sempre conjectural e provisória, e que não é possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação de que os resultados de uma previsão efetuada com base naquela teoria se verificam.

  O texto finaliza dizendo que as teorias científicas são conjecturas que se apresentam como estruturas que fornecem explicações tanto para as regularidades como para as irregularidades da natureza.

 

LER DOCUMENTO COMPLETO

PROBLEMÁTICA:

O texto aborda da formação do conhecimento na sociedade, suas necessidades e seus questionamentos.

PALAVRAS-CHAVE:

Conhecimento, problemática, fundamentos, sociedade, antiguidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com