TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Estrategia Empresarial

Por:   •  12/8/2018  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

REFERÊNCIA: CHEMAWHAT, Pankaj, HERRERO, Gustavo A., Monteiro, Luiz Felipe. Embraer: A líder mundial em Jatos – P Regionais. Havard Business School. 704-P03, 2000.

A Embraer foi fundada em 1969 pelo governo brasileiro, com o objetivo de fabricar aeronaves militares e comerciais na cidade de São José dos Campos. O primeiro diretor da organização estipulou que a Embraer não pagaria impostos ou tarifas aduaneiras sobre equipamentos que não estavam disponíveis no Brasil e que por sua vez necessitassem de importação. Esse e outros benefícios, fizeram a empresa levantar um capital de 350 milhões de dólares, entre 1970 e 1985.

Inicialmente a Embraer entregava 3 modelos de aeronaves: O Xavante que era um jato para treinamento e ataque ar-terra, o Ipanema que foi desenvolvido para a pulverização de culturas agrícolas e o Bandeirante, uma aeronave de passageiros com 19 assentos. A organização teve um rápido crescimento, devido aos pedidos de importação e em 1981 dominava 46% do mercado de turboélices operando em pontes aéreas.

Após a guerra fria em 1990, a Embraer começou a apresentar queda significativa. O Brasil começou a apresentar déficits, pressões orçamentarias acabaram limitando as compras do governo, a inflação disparou, além de protestos atrasarem a privatização em quase dois anos.

Após a privatização e o movimento natural de troca de CEO, mudanças ocorreram. O novo CEO reduziu o número de níveis hierárquicos, gerentes e engenheiros recebiam salários baixos, além de uma redução de 30% no quadro de funcionários. Apesar do contexto, a Embraer possuía um bom relacionamento com os funcionários e por isso, implementaram um programa que entregava a eles 25% dos dividendos pagos por acionistas.

No ano de 1989, foi desenvolvido o ERJ 145, um turboélice de 30 assentos, que teve o primeiro voo em agosto de 1995. O BNDS emprestou 115 milhões de dólares, além do envolvimento de outros parceiros que ajudaram e assumiram o risco do projeto. Em 1998, uma pesquisa que envolveu aproximadamente 50 companhias aéreas impulsionou a Embraer a assumir um compromisso de fabricar jatos maiores, com aproximadamente 70 a 110 assentos além de servir para diretrizes que deram suporte para as decisões estratégicas de construção do novo projeto.

Com parcerias fechadas, projetos novos, análise da concorrência e até impasses com alguns concorrentes, a Embraer se tornou a líder em fabricação de Jatos, além de passar a entregar sistemas de defesa inteligente e ser escolhida pela revista Exame como a “empresa do ano”, sendo descrita como ícone nacional e ressaltando seu sucesso perante concorrentes de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com