TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de estudo de Caso Samarco - Comunicação e Estratégia Empresarial

Por:   •  25/4/2018  •  Artigo  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Débora de Fátima Cortez

Trabalho da disciplina Comunicação e Estratégia Empresarial,

                                                 Tutor: Prof. Nilton Marlúcio de Arruda

Belo Horizonte

2017

Estudo de Caso de Harvard: Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas

Referência: FISCHER, Rosa Maria. Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas. Harvard Business School, SKP – 05, 2011.

Texto do Fichamento: SAMARCO: O PAPEL DA EMPRESA NO EMPODERAMENTO DAS PESSOAS

        O evento daquela manhã fazia parte da reflexão conjunta de planejamento da estratégia corporativa desde 2004. Sérgio Dias, Gerente de Meio Ambiente da empresa, apresentou suas propostas para a área sócio-ambiental. Ele estava preocupado porque acreditava que a Samarco já havia estabelecido sua imagem como uma empresa que preserva o meio ambiente, mas acreditava que deveriam ampliar os projetos com ações relacionadas ao desenvolvimento das comunidades.

        

Uma nova abordagem

        Sérgio iniciou afirmando que “a responsabilidade social é um de nossos bens mais preciosos, atendendo aos interesses de todos os stakeholders”.  E apresentou o “Programa de Educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues”, cuja finalidade é “contribuir para o desenvolvimento da comunidade, por meio do engajamento efetivo dos moradores”.

        Sérgio foi convidado por José Ramos, Gerente Financeiro da empresa, para almoçarem juntos e alinharem as ideias antes das atividades que seguiriam à tarde.

        José representa a opinião de vários executivos da empresa e sabia que a atuação social da empresa está ganhando cada vez mais importância. Entretanto, a ação em Bento Rodrigues tomou proporções desconhecidas.

        Sérgio defendeu que o Programa de Bento Rodrigues buscava o engajamento efetivo dos moradores, pois o licenciamento ambiental abrangerá não somente critérios ambientais, mas também sociais.

        

A Samarco Mineração S.A.

        A Samarco foi fundada em 1974 como um projeto. Já em 2003, a Samarco era um complexo industrial. A Samarco tinha, então, 1286 empregados nas unidades de Germano (MG) e Ponta de Ubu (ES). As duas unidades eram ligadas por um mineroduto com 396 km.

A Samarco no setor de mineração brasileiro

 Em 2004, a Samarco já havia programado investimento com destaque para o a otimização do processo produtivo. Com isso, ficou definida a construção de um segundo mineroduto.

        Essa construção ocasionaria a criação de 6000 empregos diretos e indiretos. Para preencher esta demanda, a empresa implementou, na região do mineroduto, o Programa de Formação e Recuperação da Qualificação Profissional.

O Programa de Educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues

        O Programa de Educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues, implantado 1997, foi um programa para promover o desenvolvimento local sustentável. A motivação para o programa foi a crescente desconfiança dos moradores em relação aos riscos de rompimento da barragem e o alagamento da região.

        Os objetivos do programa eram esclarecer à comunidade quanto aos cuidados tomados pela empresa para evitar que algum acidente mais grave acontecesse e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

        O programa se encerrou oficialmente em 2003 e os resultados perceptíveis foram: redução de repetências de alunos e de evasão escolar, redução da carência nutricional. Porém, após o fim do apoio da Samarco e o término do programa, as escolas abandonaram as mudanças propostas.

O Projeto Salvamar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com