TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: O Crescimento de consumo orgânico no mercado

Por:   •  28/1/2018  •  Abstract  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM MARKETING

Fichamento de Estudo de Caso

Leonardo Pereira Silva

Trabalho da disciplina: Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas Sustentáveis,

                                                 Tutor: Prof. Edson Seiti Miyata

Caldas Novas/GO

2018

Estudo de Caso: Whole Foods Market, Inc.

Gestão de Produtos e Marcas Sustentáveis

O crescimento de consumo orgânico no mercado

REFERÊNCIA: WELLS, John R. HAGLOCK Travis, Whole Foods Market, Inc. Harvard Business School, 710-P01, VER. 03 ABRIL, 2008.

A varejista Whole Foods é considerada uma das maiores na venda no ramo de produtos naturais e orgânicos. A estratégia utilizada pela empresa em atrair os clientes mais sofisticados que consomem produtos naturais em ambientes agradáveis, assim, proporcionando uma experiência a mais, de bem-estar aos clientes com uma alimentação saudável.

No ano de 2005 a Whole Foods Market, foi considerada a maior rede de alimentos naturais do varejo americano, mas a performance no mercado foi mudando conforme o surgimento de empresas concorrentes no ramo. A competição era com revendedores de alimentos naturais, varejistas de alimentos sofisticados, atacadistas que haviam iniciando recentemente lojas de alimentos naturais em suas lojas. Como exemplo temos: Wild Oats, Trade Joe’s, Costco, H.E. Butt, Kroger, Wegmans. A Whole Foods contava com mais de 170 lojas nos Estados Unidos, uma loja no Canadá e já planejada aumentar sua rede até o Reino Unido, com suas lojas grandes e uma experiência incomparável olhando para os concorrentes.

Ao longo da década de 90, a Wild Oats por muito tempo era a empresa que competia direto com a Whole Foods, disputavam não só clientes, mas também imóveis e aquisição. Isso fez com que gerasse uma das disputas mais intensas da indústria.

A Wild Oats, em 2000, passou por uma “crise” financeiro o que prejudicou o nível de seus serviços chegando a sofrer reprovação por parte do mercado, isso fez com que fosse perceptível que a empresa não iria conseguir se destacar de outros varejistas de produtos naturais, como a Whole Foods.

Em 2005, a Wild Oats passou a ficar em segundo lugar no mercado de produtos naturais, sendo a Whole Foods quem assumiria o primeiro lugar. O
market share das empresas eram de 32% da Wild Oats contra 38% da Whole Foods.

A Whole Foods foi pioneira no ramo varejista de produtos In Natura, seu fundador e CEO era John Mackey, não tinha formação em negócios e nem experiência no ramo varejista, comparando as grandes como Wal-Mart, a Whole Foods foi construída com base na teoria de Maslow sobre hierarquia das necessidade humanas, como exemplo, uma vez que a necessidade de segurança alimentar fosse atendida, as pessoas iriam desejar satisfazer sua necessidade de pertencer  a um grupo social, seguindo essa teoria Mackey queria fazer com que suas lojas tivesse uma área de bem estar, promovendo assim conforto para as pessoas que queriam fazer suas refeições rápidas, porém sem perder a qualidade, o diferencial na qualidade de ter os produtos in natura, tinham também opções de degustação e na amostragem dentro das lojas foi também uma expressão nova no sentido de partilha no varejo, e de melhor promover os seus produtos mais sofisticados. Anterior a isso, ele também se juntou a cooperativas vegetarianas, em seguida criou seu próprio negócio, com ajuda de sua namorada, amigos e familiares, ele abriu a Safer Way, uma loja enorme com mais de 3 mil metros quadrados de alimentos vegetarianos, loja essa que não teve um resultado positivo e acabou fechando. Em seguida foi aberto a Whole Foods, no início já com 4 lojas e expandindo constantemente, se tornando uma rede de alimentos naturais do país, além de vender frutas orgânicas, oferecia produtos como carne sem hormônio e laticínios, sempre preocupado com a qualidade de seus produtos e de seus funcionários, que eram constantemente avaliados, havendo recompensas com base na equipe. Dentro da empresa tudo era medido, das operações a moral, sempre com metas, as equipes eram incentivadas a cada ano ter um avanço nas vendas que eram comparadas ano a ano. Com todo estes cuidados em gerenciar suas equipes, oferecer não só produtos de qualidade, mas tambpem disponibilizar ambientes agradáveis atraindo o cliente selecionado que antes não tinham grandesempresas neste segmento, a Whole Foods se destacou dentre os concorrentes, sempre buscando o melhor a seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com