TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso Uma Nota sobre o Processo de Equipe

Por:   •  11/4/2019  •  Resenha  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Vinícius Barbosa Sobral Pessoa

Trabalho da Disciplina Gestão de Pessoas

                                                                Tutor: Prof. Célia Lima Paradela

Recife-PE 

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Gestão de Pessoas

CASO: Uma Nota sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA: Harvard Business School

TEXTO: O texto Uma Nota sobre o Processo de Equipe tem como objetivo fornecer ferramentas teóricas para facilitar o trabalho em equipe, ajudando o leitor a compreender como funcionam as equipes e o que ele pode fazer para funcionar melhor quando se está trabalhando em alguma equipe. O texto parte da premissa que o indivíduo até pode tomar melhores decisões quando se tem a especialização necessária e as tarefas são simples, mas quando as tarefas são complexas  e exigem uma diversidades de habilidades  as equipes são mais eficazes.

        O texto é dividido em 3 partes, na primeira parte fala-se sobre as habilidades relacionadas a processos que ajudam membros de equipes a formar equipes altamente eficazes, apresentando quatro aspectos do processo de equipe que exercem grande influência na eficácia final da equipe, são eles: tomada de decisões, participação, influência e conflito. Na segunda parte, analisa-se desenvolvimento das equipes abordando as fases do ciclo de vida de uma equipe: começar, realizar e monitorar o trabalho. Na terceira e última parte do texto, são apresentados dois tipos de equipes que surgiram com o ambiente global de trabalho da atualidade, as equipes globais e as equipes virtuais.

        No que se refere aos processos de equipe eficazes, o texto aborda primeiro o processo de tomada de decisões das equipes, para o autor saber lidar de maneira eficaz com o processo de solução de problemas é uma das chaves de sucesso de uma equipe, pois uma equipe se reúne com o objetivo de solucionar algum problema ou capitalizar alguma oportunidade e para isso precisa tomar decisões. Segundo o texto, o processo de tomada de decisões em uma equipe que incentive o raciocínio crítico e o debate entre os seus membros, inclui quatro etapas: primeiro, identifica-se o problema/oportunidade, segundo, gera-se soluções possíveis, terceiro, aperfeiçoa-se e critica-se as soluções possíveis apresentadas, e por último, implementa-se as soluções. Em seguida, o texto aborda o processo de participação dos membros da equipe, indicando que uma certa disparidade nos níveis de participação é normal e aceitável, porém, grandes diferenças nesse nível indicam que o processo não está sendo eficaz. Em seguida, o texto aborda o processo de influência, analisando que é normal, em uma equipe, que algumas pessoas sejam mais influentes que outras, isso não significa que a equipe é ineficaz, contudo, deve-se observar se um indivíduo ou um sub-grupo, dentro da equipe, tem tanta influência sobre uma discussão que outras ideias apresentadas por outros membros sejam completamente rejeitadas, nesse caso a influência seria negativa para a equipe, pois a eficácia da equipe cai à medida que as alternativas trazidas por todos os membros não são totalmente exploradas e discutidas. Por último, o texto aborda o processo de conflito, analisando que os membros da equipe devem aceitar as diferenças individuais para aproveitar o talento e a contribuição de cada um e, ao mesmo tempo, celebrar a identidade coletiva da equipe e suas metas, criando um ambiente seguro em que possa haver conflitos construtivos  e não os conflitos afetivos.

        Em relação ao desenvolvimento de uma equipe, o texto aborda as fases naturais que uma equipe passa até se tornarem eficazes, pois as equipes não se conhecem anteriormente, logo, não irão simplesmente começar a trabalhar de forma eficaz. O autor do texto deixa claro que não existe uma fórmula certa para se trabalhar em equipe, porém todas as equipes perpassam por três fases de desafio: começar, realizar e monitorar o trabalho. Na fase de começar o trabalho, são muito decisivas e importantes as primeiras reuniões, pois são nessas reuniões que os padrões e as normas da equipe serão definidas para se construir uma base sólida capaz de sobreviver às vicissitudes da vida em equipe. O texto faz um questionamento interessante sobre o tamanho ideal de uma equipe, fazendo uma estimativa de que o tamanho ideal para um equipe seria de cinco a dez membros, pois quanto maior for a equipe mais difícil seria gerar coordenação e comprometimento entre os seus membros e de obter um grau de participação ideal para promover diálogos e debates relevantes na resolução de problemas. Na fase de realização do trabalho, o texto explica que é fundamental a definição de metas para a equipe, pois quando se estabelece um ponto final mensurável, os objetivos concretos desempenho esperado ajudam a aumentar o entusiasmo, motivação e comprometimento da equipe, e a fornecem um contexto claro dentro do qual trabalhar. Outro ponto importante nessa fase, se refere ao fenômeno do ócio social, na qual com o passar do tempo diferentes membros podem desenvolver níveis variados de comprometimento com as tarefas a serem feitas, e alguns podem ficar desocupados e aproveitar-se do trabalho de outros, fazendo um cenário negativo em que uns estariam sobrecarregados de trabalho e outros estariam ociosos. Na fase de monitoração do trabalho, é fundamental aprender com os erros e tomar ações corretivas quando necessário, nessa perspectiva, equipes eficazes definem regras e normas que permitem uma reflexão contínua sobre as atividades desenvolvidas no trabalho da equipe. Outro ponto importante nessa fase, refere-se a uma avaliação rigorosa dos resultados finais do trabalho em equipe após a sua conclusão. Essa avaliação irá servir como um poderosa ferramenta de aprendizagem e como uma oportunidade de os membros encerrarem sua experiência em equipe, por meio dos feedbacks e do reconhecimento das contribuições prestadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com