TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Marketing Estratégico

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso A APPLE

Júlio César Justino de Assis

Trabalho da disciplina Marketing

Estratégico e Inteligência Competitiva,

                                                 Tutor: Prof. Arnaldo Paulo Mendes

Campina Grande - PB

2018

Estudo de Caso de Harvard: A Apple Inc. em 2012.

Referência: YOFFIE, B.D; ROSSANO P. A APPLE INC. EM 2012. HARVARD BUSINESS SCHOOL.714 – P01. VER. 14 DE AGOSTO DE 2012.

Texto do Fichamento:

No dia 05 de Outubro de 2011, com a morte trágica de Steve Jobs, de Câncer. O CEO da Apple Inc. era uma lenda: transformando a Apple, na beira da falência, uma das maiores e mais bem sucedidas e sendo uma das empresas mais lucrativas do mundo, revolucionando diversos setores da área de tecnologia. Com a morte de Jobs uma nova Apple se originou, e o novo CEO, Tim Cook, continuar com o sucesso da Tecnologia da Apple, em seus Eletrônicos como, Computadores, Telefones e Tablets.

Nas décadas de 1980 e 1990, nasceu a “Apple Computer” conhecida pelos Computadores pessoais. Mesmo com seu grande crescimento e lucros elevados, a Apple escapou de uma Falencia em 1996. O que levou Jobs a transformar a “Apple Computer” em “Apple Inc.”, na virada do milênio. Com uma nova linha de produtos além dos computadores, a empresa vendo-se como uma “empresa de dispositivos móveis”.

Seja qual fosse a métrica medida, tendo um desempenho espetacular na década anterior. Cook, sabendo que seus concorrentes do setor  não deixariam relaxar-se, pois existiam vários desafios ainda.

Como por exemplo o iPod, teve seu período de queda durante quatro anos consecutivos, ate o ano de 2012, no mesmo período a empresa da Microsoft estava prestes a lançar no mercado o Windows 8 prometendo-o seguir a liderança que a Apple, se gabava de ter para interface de usuário.

Havia algumas duvidas sobre a possibilidade de continuar com os avanços sem a presença de Jobs. Cook, era o antigo diretor operacional, mais assumiu o cargo de CEO, com uma qualificação muito diferente da de Jobs.

Compradores e distribuidores

Os Compradores dos PC’s  eram divididos em Categorias: domésticos, pequenos e médios negócios (PME), Corporativos, educacionais e governo.

A maior concentração do segmento do publico era representado pela categoria domestica, representado metade da encomenda da produção dos Pc’s. Mesmo o preço sendo um fator de grande diferencial para escolha do produto essa categoria se importava dando maior valor em design, portabilidade, e conectividade wireless.

Já os consumidores da categoria comercial predominava preço, serviços e suporte. A categoria educacional se importava mais com a disponibilidade de Softwares.

A distribuição, passou por algumas modificações na década de 1990, os clientes mais experientes foram se afastando de revenderores para gestores comerciais. As grandes empresas começaram a comprar diretamente dos fabricantes. E os usuaris domésticos e os pequenos e médios negócios começaram a comprar em megastores, além de compras feitas pela internet.

A liderança do setor, foi modificada algumas vezes durante as três décadas anteriores, pelas empresas: Dell, Lenovo, Acer e Hewlett-Packard. Onde a HD mantinha a liderança com alto custo, mesmo com a terceirização dos seus produtos para barateá-los, no ano de 2005. Na segunda colocação ficava a Dell, sendo uma produção por demanda para o mercado corporativo durante uma década, não preparado para o crescimento do mercado em varejo.

A tecnologia foi avançando em dispositivos que antes não tinha a anteriormente a função que era exclusiva dos PC’s. onde os videogames com funções únicas para jogos, podiam reproduzir DVD’s e acessar a internet podendo jogar online com outros usuários. E os smartphones adquirindo cada vez mais funções podendo ate ser considerado como pequenos computadores móveis, dando ao usuário uma comodidade de administrar suas vidas online de onde quiser, dando assim também mais comodidade para eles.

Antenada na tecnologia a Apple, realinhou sua linha de produtos para dar ao usuário essa experiência em criatividade e inovação. As vendas dos computadores cresciam mais rápido que a indústria. Com a ajuda do Marketing, dando ao cliente o desejo de ter o produto, e transformando esse desejo em necessidade para que o consumidor precisa-se ter o produto para esta no padrão que a empresa criava.

Jobs fez quatros modificações que tiveram grande importância para a empresa: lançou um sistema operacional apenas para seus produtos, modificando a arquitetura do chip tradicional, dando inicio a uma estrutura menor para seus aparelhos, investindo em um grupo

de aplicativos únicos para seu sistema, e apostando em um serviço para os produtos apple, a Apple Store.

Dando inicio as alterações o sistema operacional, talvez fosse considerado o mais importante, lançado em 2001, uma plataforma totalmente remodelada. Tendo atualizações no período de 12 a 18 meses, tendo uma frequência maior que a da Microsoft. Convergindo lentamente os sistemas do computador e do iPhone, principalmente e depois dos outros dispositivos digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com