TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme - A Criatividade e a Inovação

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A Criatividade e a Inovação traduzem-se na exploração bem-sucedida de novas ideias, essenciais para sustentar a competitividade e a geração de riquezas. Um país, uma empresa ou qualquer outra organização que almeje manter-se à frente de seus competidores, precisará de sistemas inovadores e criativos.

Assim, inovação e criatividade é a mesma coisa? A resposta é não. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implantação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. A Inovação bem-sucedida requer bom gerenciamento, finanças apropriadas, e, acima de tudo, um clima organizacional estimulante, que possibilite criar vantagens; e não se trata apenas de inovações científicas ou criação de demandas inteiramente novas, com foco total nos clientes e consumidores potenciais, mas em tudo: como se executa os serviços como vende, como posiciona o produto no mercado, etc.

Atualmente, as organizações incapazes de se redescobrirem e/ou de se reinventarem continuamente em termos de novos produtos e serviços, a partir da adoção de uma consciência inovadora, irão provavelmente desaparecer. Em face das organizações empresariais terem o desafio de enfrentar, nos dias de hoje, um dos ambientes mais hostis e competitivos jamais vistos, ressalto que as atitudes, os valores e as percepções devem mudar para poder se adaptar a nova ordem econômica mundial. Essas mudanças devem ocorrer dentro de um clima organizacional favorável ao aprendizado, com contatos amigáveis, descontraídos, e com os quais as informações possam circular sem restrição, onde as ideias não devem ser “sufocadas”.

Entrevista

  1. Sobre recrutamento e seleção, como deverá ser feita a abordagem das perguntas por parte do entrevistador para despertar a criatividade dos candidatos?

Celso: Eu acredito que se o objetivo é fazer um levantamento da criatividade do candidato, o entrevistador deve fazer algumas perguntas voltadas essencialmente para a área de criatividade. Por exemplo, se você esta enfrentando um trabalho novo que você não conhece como você se portaria para evitar os bloqueios mentais da criatividade? Porque todo individuo tem potencialmente uma criatividade, porém só ele só a realiza quando vence os bloqueios mentais da criatividade. Além disso, o ser humano, lamentavelmente, é submetido ao longo da vida a um processo de bloqueio, ou seja, ao invés de trabalhar-se a favor do desenvolvimento da criatividade, trabalha-se ao contrario, bloqueando-a. Uma das formas mais usuais de se combater a criatividade é a forma tradicional da educação, em que o professor ao fornecer uma dada matéria, exige a resposta exatamente relacionada ao que ele explicou ou ao que esta contida no texto, não dando oportunidade para o aluno desenvolver a sua própria interpretação.

  1. Perguntas muito bizarras como: “Como você coloca uma girafa em uma geladeira?”, na sua opinião, podem despertar a criatividade por parte dos candidatos?

Celso: Eu acredito que sim. Não talvez uma pergunta dessa natureza, só se for uma girafa de brinquedo.  Mas você pode usar essas questões sim, por exemplo: “qual a semelhança que existe entre um gato e uma geladeira?” Existem muitas semelhanças, como o rabo do gato pode ser identificado com o fio da geladeira, ambos se localizam na traseira. Assim como todo gato tem um lugar para guardar a comida (estômago/barriga), a geladeira também possui. Essas perguntas são importantes para que o candidato possa desenvolver uma maneira inteligente e bastante criativa de se sair de diversas situações.

  1. De fato, o entrevistador esta mais interessado em como o entrevistado foi criativo para chegar em tal resposta do que efetivamente ao conteúdo da resposta?

Celso: A resposta é afirmativa. Se o entrevistador tem como objetivo levantar o potencial criativo do candidato, ele esta muito mais interessado com a parte criativa do que com a resposta objetiva que o candidato possa dar. É muito mais interessante você verificar ate que ponto vai o potencial criativo do candidato do que verificar simplesmente o nível de conhecimento. Assim, a criatividade deve ser praticada para aperfeiçoa-la.

  1. Como as inovações tecnológicas podem afetar na criatividade dos funcionários?

As inovações tecnológicas podem influenciar de maneira poderosa a criatividade dos funcionários. Porque a palavra ‘inovação’ já esta relaciona com algo que não existia ou alguma novidade, e a criatividade se desenvolve através do chamado processo de inovação. Assim, em uma empresa, para ter um processo de inovação você precisa ter pessoas voltadas para a criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com