TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Na Administração

Por:   •  6/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

O pensamento mítico surgiu com o objetivo de explicar os fenômenos e a origem de alguma coisa. O pensamento mítico explica a realidade através do sobrenatural, do mistério, do sagrado, da magia. Os fenômenos naturais, a origem dos seres vivos, os acontecimentos ligados a vida humano, são governados por uma realidade exterior ao mundo humano e natural.

A Filosofia surgiu a partir da insatisfação do pensamento mítico, porque explicava a realidade a partir de algo que estava fora do plano da compreensão humana. Sendo assim, a Filosofia surgiu com o objetivo de buscar respostas baseada na reflexão e na racionalização, através de estudos reflexivos que fossem capazes de convencer e de serem compreendidos pelos homens.

É Aristóteles... que afirma ser Tales de Mileto, no séc. VI a.C., o iniciador do pensamento filosóficocientífico. Podemos considerar que este pensamento nasce basicamente de uma insatisfação como o tipo de explicação do real que encontramos no pensamento mítico. De fato, desse ponto de vista, o pensamento mítico tem uma característica até certo ponto paradoxal. Se, por um lado, pretende fornecer uma explicação da realidade, por outro lado, buscàquilo que não se pode explicar, que não se pode compreender por estar fora do plano da compreensão humana

Diferentemente do pensamento mítico, a Filosofia surgiu para buscar respostas para o sentido e a origem da vida humana baseadas na reflexão, na investigação e na racionalização. Os primeiros filósofos, chamados de filósofos naturais ou pré-socráticos, decidiram deixar de lado os mitos e a cultura transcendental para buscar respostas provenientes de estudos reflexivos, e que fossem capazes de convencer e de serem entendidos pelos homens, principalmente com o objetivo de trazer profundas mudanças na relação comportamental da sociedade, ou seja, em como cada pessoa se relacionava com as outras e como ela as via e via o mundo no geral.

Em suma, a Filosofia surge para propor reflexão crítica, pensamento lógico através de argumentação, em detrimento do pensamento mítico, que simplesmente ditava a realidade com base em explicações religiosas e atreladas a entidades não comprovadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com