TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Etica Admistrativa

Por:   •  18/5/2015  •  Monografia  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia Empresarial

É verdade que em muita das vezes nos vemos cercados de fatos difíceis, trabalhosos, cansativos e até mesmos ruins na empresa onde trabalhamos. Lógico que isso é quase que impossível que não ocorra em um ambiente de trabalho, onde o próprio nome o define como trabalhoso e, se não existisse os “ruins, cansativos e trabalhosos”, não existiria o trabalho e conseqüentemente não sobreviveríamos de uma forma mais confortável no percurso de nossas vidas. Mas, apesar das dificuldades encontradas, existem meios e métodos que solucionam tais problemas e que apesar de solucionar nos envolvem de certa maneira, que além de tudo, nos proporcionam a cada dia que passa a experiência de lidar com os problemas encontrados. E, afinal, qual seria esses “meios” que podemos adotar? Filosofia e não basicamente a Ética.

Agora, com os métodos encontrados, como utilizá-los de forma certa e precisa? A Filosofia está presente em todos os momentos da vida, tanto pessoal como profissional. Nesse caso, trataremos da Filosofia profissional denominada Filosofia Empresarial. Encontramo-nos deparados com a Filosofia a todos os momentos de reflexões na vida profissional, exemplos: a partir do momento em que você se vê incapaz de fazer algo, utiliza da reflexão para encontrar uma forma para poder executar tal tarefa desejada e, no exato momento da reflexão é que se encontra a Filosofia. Quando um empreendedor ou basicamente um administrador se concentra em determinadas situações que o leva a refletir em melhores negócios, melhores vendas, melhores lucros e ampliação de seu patrimônio, ele está utilizando a Filosofia Empresarial para poder encontrar essas possibilidades e torná-las reais.Na administração, temos o exemplo já mencionado do empreendedor, que reflete e torna concretizada a sua reflexão. E na contabilidade? Quando um aluno se forma, a sua preocupação é seguir a carreira no tema em que se formou que no caso, Contabilidade. Exemplifiquemos que esse futuro contador quer ter seu próprio escritório. O momento em que ele sentiu a necessidade e encontrou a possibilidade de crescer, ele utilizou da Filosofia. Quando monta seu escritório, faz seus clientes e a cada vez mais vai aumentando o trabalho necessitando então de funcionários auxiliares. Assim que ele viu a necessidade de aumentar seu fornecimento de informações, o Contador Filosofou.

Assim por diante, a Filosofia vai tomando conta de seus usuários cada vez mais e no caso relatado, dos Administradores e dos Contadores. Quando vão tomar decisões, precisam refletir. Quando vão procurar soluções para problemas, também precisam refletir e assim por diante. Tornam-se então possuidores da Filosofia e são cada vez mais conceituados por utilizarem dela e, através da mesma, fazer com que tudo se torne possível, prático, e provando que a cada momento que se passa a Filosofia torna a ferramenta mais importante para o desenvolvimento do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com