TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Ética

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1. Segundo Platão, pode-se ensinar a virtude? Explique.

Segundo Platão, a virtude não é aprendida mas tampouco é intrínseca ao homem. Mas sim é fruto de uma busca por algum fundamento inabalável através da troca de experiência e influência pelas pessoas. A ciência dos valores morais é essencial para a educação moral dos cidadãos e precisa ser regulada através do princípio da Ideia.

Questão 2. Qual a relação que faz Platão entre as divisões da alma e as divisões da polis (cidade)? Por que ele usa essa analogia?

A relação é do papel que cada divisão da alma ou cada divisão da cidade precisa cumprir para que haja a justiça. No caso da alma, temos o papel do apetite como conservação do corpo e da vida, o papel da paixão na indignação perante a injustiças na sociedade e o papel da razão que subordina tanto o apetite quanto a paixão. Já no caso da polis, temos os papéis dos trabalhadores, magistrados e guerreiros, cada membro da comunidade cumprindo sua função para gerenciar a cidade.

Essa analogia é utilizada para questionar quando ocorre a justiça plena, que ocorreria quando as três classes sociais e os elementos constitutivos do homem estiverem ordenados hierarquicamente, gerando a harmonia na sociedade e na alma.

Questão 3. Explique o lugar da ideia do Bem e da Justiça na ética platônica.

O Bem e a Justiça são princípios supremos. Existem três eixos na ética platônica, dois eixos acentuando-se e movendo em paralelo, que seriam a Justiça e o Bem, e o terceiro eixo que seriam as virtudes humanas e a ordem política. Através de analogias celestiais, poderíamos classificar a Justiça como o fundamento de toda a ordem a ordem cósmica e o Bem como o Sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com