TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Ética Resumo

Por:   •  13/11/2021  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo  

Após o estudo de nosso material, faça um resumo do texto: ASSMANN, S.J. Filosofia e Ética.

Florianópolis. UFSC, Capes (UAB), 2014)

 

Resposta

 

Filosofia tem a ver com pensamento ou com o ato de pensar. Uns dizem que é buscar o significado da vida humana ou vida biológica. Pode-se ser a procura da verdade por meio de uma atividade racional.

 

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) disse que “[...] pensar é questionar o óbvio.”, logo vimos que o ato de criticar, questionar, debater, e identificar os diferentes pontos de vista chegaremos as conclusões que mais chegam perto da verdade que busca alcançar, ou chegar a um consenso de seu significado.

 

A filosofia  é  uma reflexão e crítica. Contudo em sua historia surgiu na Grécia no século  VI  A.C, e na cidade de Atenas criou-se a democracia direta,  e aonde viveu os filósofos mais conhecidos como  Sócrates,  Platão  e  Aristóteles.  Desenvolvendo o texto o autor discute ideias clássicas de nomes como Aristóteles, Maquiavel, entre outros.  

 

 

Defende o autor o conceito que a ética seria a teoria da moral, como filosofia da moral, ou seja, a ética é um estudo da moral do comportamento humano, tenta entender e validar as normas que se vivem os seres humanos.

 

Podemos resumir que a filosofia tenta achar os “porquês” da vida, enquanto a ciência busca o conhecimento da realidade a partir do estudos. A filosofia tenta perguntar o porquê temos leis, regras e condutas que regem a sociedade, e não interessa a causa mais imediata, como faz a ciência.

 

De acordo com os historiadores a filosofia é dividida em Filosofia Antiga: do Século VI AC até o

Século V DC. que tem a visão cosmocêntrica, razão  da  natureza; a Filosofia  Medieval:  do  

Século  V  DC.  até  o  Século  XIV ou XV, com visão teocêntrica, centrada em Deus; Filosofia  

Moderna:  do  Século  XV/XVI,  período  da  Renascença,  passando  pelos  Séculos  XVII  e  XVIII,  e  alcançando  o  período  do  Iluminismo,  Século  XVIII  e  metade do Século XIX, com a visão antropocêntrica, razão  do homem; e Filosofia Contemporânea: da metade do Século XIX até hoje, com visão total  confiança  na  razão  como meio de  emancipação  do  ser  humano  e da sociedade.  

 

A ética em geral, sempre concluirmos que estamos insatisfeitos com o comportamento humano predominante, ou dominante, que não entramos em consenso do que seria uma ética válida para todos, de toda aceita.

 

Karl-Otto Apel (1994), diz que a ética não é um valor universal, absoluto. Ou seja para entrar em um consenso devemos abdicar do direito à diferença e encontrar algo comum a todos.  

 

Conclui que a ética não é universal, mas também não é individual, ou seja numa organização, compartilhamos os mesmos valores éticos. Vimos que o filósofo não inventa a realidade, mas interpreta a realidade em que vive. E que precisamos resolver os problemas também no plano ético, e que não adianta esperar que tudo se resolva pelas relações econômicas, pela arte, ou pela política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com