TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Ética nas Organizações

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Administração

Disciplina: Filosofia e Ética nas Organizações

Assunto: Ética e Moral

Ética e moral são dois termos que se complementam, mas cujos significados são diferentes. Tanto a ética como a moral constituem costumes e formas de agir, na medida em que podem ser consideradas como corretas ou incorretas.

        A ética se constitui em determinados tipos de comportamentos (grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas) que influenciam nas regras de conduta de uma sociedade. A moral, por sua vez, influencia nas regras de conduta de uma pessoa, julgada certa ou errada.

Uma pessoa moral se guia pelos padrões morais que existirem em sua sociedade, ou até mesmo seus próprios padrões morais, baseados em suas experiências de vida. Uma pessoa ética se baseia em constantes reflexões racionais acerca das decisões que deve tomar em contextos que envolvem valores morais, trata-se do refinamento do intelecto, da percepção das necessidades humanas dentro de um ideal amoroso (contrário ao odioso), uma vez que se prima por gerar um contexto de liberdade e harmonia mútua.

Duas grandes diferenças entre a ética e a moral, portanto, são suas práticas e o caráter dos seus idealismos. Por exemplo, pode ser moral fazer o ensino médio porque é um ensino obrigatório e é ético porque o ensino serve para formar e dar um futuro ao indivíduo. A ética é praticada como avaliação da moral; a moral é praticada como atitude social. A ética possui um idealismo que preza pela perfeição de suas considerações sobre o que é mais correto a se fazer, enquanto o idealismo da moral encontra-se na busca por conseguir ser plenamente moral, considerando que a moral em si já é perfeita, da forma como ela é defendida no contexto social em questão.

Referências:

http://educacao.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-diferenca-entre-etica-e-moral-5674.html

http://www.universoracionalista.org/etica-e-moral/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com