TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia temperança

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento

Pequeno tratado das grandes virtudes

CAPITULO 1 - Polidez

A polidez, que deveria ser a primeira das virtudes, na verdade não é bem uma virtude. Mas então porque denomina-se a primeira?

Pois bem, segundo o texto, um recém-nascido ou um bebê não sabem diferenciar o certo do errado até que alguém ensine para eles que “é feio”. E é disso que trata a polidez. No texto também trata a questão dos nazistas, que faziam maldades mas eram civilizados, o que talvez piorava a situação.

Kant diz que “O homem só pode tornar-se homem pela educação” e que a polidez (“isso não se faz”), vem antes da moral (“isso não se deve fazer”). A polidez é como uma moral do corpo, é como devemos nos comportar diante as pessoas, uma ética do comportamento, enquanto a moral é uma polidez da alma, é como devemos viver com nós mesmos, um ética interior, um código de nossos deveres.

A moral começa pela polidez. Em um adulto podemos ver que a polidez é necessária porém é insuficiente, pois ele necessita também da moral. A polidez nem sempre significa bondade, isso é a aparência, por fora. E é por isso que começa pela polidez. Quando ensinamos a uma criança a se comportar, ser educada, sabemos que ela não nasce com a moral, isso se aprende aos poucos. Se a criança é ensinada a ser boa, educada, isso pode levar a moral dela ser boa conforme for crescendo.

A polidez não se trata apenas da aparência. De fato sim, porém talvez os pais não insistiriam tanto na educação de seus filhos se tratasse apenas de aparência. A questão é que educação e bons modos se aprendem com treinamento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (745.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com