TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças de Longo Prazo

Por:   •  9/11/2020  •  Monografia  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Godmy Cabrera Ramirez RA 21465558

                                               Finanças de Longo Prazo 

                                               Orientador:  Roxane Dias

São Paulo

2020

Valor Presente Líquido

È uma fórmula matemática-financeira usada para calcular o valor presente de uma série de pagamentos futuros descontando uma tabela estipulada de custos de capital. Portanto, é claro que o dinheiro que vamos receber no futuro não vale o mesmo que o atual porem isso pode parecer um poço abstrato, mas não em outro lugar. O dinheiro no futuro vale menos, justamente porque não temos certeza de que o receberemos, portanto, esse cálculo se deve justamente a esse ajuste, descontando os débitos do fluxo de caixa futuro.

Usando esta fórmula com um exemplo da vida real em um investimento para o qual supomos que em um projeto você teve um investimento inicial de USD $ 20.000,00 e gerou USD $ 10.000,00 de benefícios nos cinco meses seguintes. Para calcular o VPL, neste caso, basta escolher a célula em que deseja ver o resultado e optar pela fórmula do VPL (VPL), selecionar as células do fluxo de caixa desejado e inserir a taxa de desconto (o taxa deve estar na mesma periodicidade do fluxo, ou seja, diária, mensal, anual, etc.).

Nesse caso, coloquei uma taxa de 10% ao mês e obtive o VPL: USD $ 17.907,87

Como interpretar: Esse resultado significa que, embora haja um ganho financeiro de USD $ 30.000,00 (receita total menos investimento), o valor presente desse fluxo de caixa futuro é de USD $ 17.907,87.

Taxa Interna de Retorno

A Taxa Interna de Retorno permite saber se é viável investir em um determinado negócio, considerando outras opções de investimento com menor risco. A TIR é um percentual que mede a viabilidade de um projeto ou empresa, determinando a rentabilidade das cobranças e pagamentos atualizados gerados por um investimento.

Para melhor observar o cálculo da TIR, vamos colocá-lo em prática em um exemplo numérico:

Suponha que uma pessoa queira abrir um negócio e precise de um investimento inicial de USD $ 10.000 e calcule ter uma renda anual de:

4.000 USD no primeiro ano.

5.000 USD durante o segundo ano.

7.000 USD durante o terceiro ano.

Desta forma, pode-se fazer uma comparação simples entre as percentagens e de acordo com essa comparação se determina se o projeto deve ou não ser realizado. A análise da TIR é a seguinte, onde r é o custo de oportunidade:

Se TIR> r, o projeto será rejeitado.

Se TIR <r, o projeto será aprovado.

Conclusão

Para concluir meu trabalho de pesquisa é importante enfatizar e lembrar que esses princípios financeiros estão intimamente ligados ao uso da tomada de decisão dentro de uma empresa, portanto, os temas estudados em esta oportunidade foram feitos para ter uma noção mais ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com