TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fixamente conceito de juventude

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade federal do espírito santo

Centro de Educação Física e Desportos

Educação Física no Ensino Médio 

Nome: Wallace Rocha da Costa Vieira

                Fixamente conceito de juventude

O texto escolhido como base para este fixamente foi o “jovem como sujeito social” de Juarez Dayrell, da Universidade Federal de Minas Gerais.

O artigo fala sobre jovens ligados a movimentos musicais, especificamente o Funk e o Rapper, esses dois ritmos musicais populares nas periferias do Brasil e do mundo, agora abrangendo as camadas mais altas da sociedade. Mas esse artigo tem um capitulo explicando sobre a juventude e o seu conceito, capítulo que explica essa categoria de transição na vida humana.

O primeiro capitula com o titulo de “juventude? Juventudes...” vem explicando sobre o jovem, contexto histórico e característica dessa categoria. Peralva (1997) diz que a juventude é, ao mesmo tempo, uma condição social e um tipo de representação. Se há um caráter universal dado pelas transformações do indivíduo numa determinada faixa etária, nas quais completa o seu desenvolvimento físico e enfrenta mudanças psicológicas. Já Melucci (apud Melucci & Fabbrini, 1992) diz que Para ele, existe uma seqüência temporal no curso da vida, cuja maturação biológica faz emergir determinadas potencialidades. Com isso podemos dizer que a juventude se inicia com a capacidade de procriação, com a perca da necessidade de super proteção da família, quando começa a assumir responsabilidade e busca da independência. Com isso temos a noção de que essas características de juventude são impostas socialmente e historicamente ao longo da historia ocidental.                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com