TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Financiamento e Aplicações Fin. de Curto Prazo

Por:   •  2/12/2020  •  Resenha  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Professor BERTI, Anélio

FACUNICAMPS – PROF. BERTI, Anélio

4.0        Fontes de Financiamento e Aplicações Fin. de Curto Prazo

4.1 Introdução

A Estrutura ótima de capital, objetiva a utilização de recursos de capital próprio e a utilização de financiamentos de terceiros de longo prazo, visando o financiamento dos investimentos fixos (permanente) e investimentos em capital de giro.

Normalmente as empresas costumam buscar recursos ou fundos, nas fontes de recursos de curto prazo para o financiamento dos investimentos em ativos circulantes  permanentes ou ativos temporários (capital de giro), essa prática da constante busca de recursos de custo prazo.

Nesta aula estudamos as fontes de empréstimos de curto prazo utilizados pelas organizações (empresas), no nosso entendimento curto prazo significa inferior a um ano (12 meses).

4.2 Capitais Próprios

Capitais próprios são recursos aportados nas organizações pela origem do Patrimônio Líquido (integralização de capital, lucros etc.).

Não é comum na maioria das nossas empresas (brasileiras) a utilização de capitais próprios através de aumento de capitais (subscrição e integralização)  para o financiamento de atividades de curto prazo ou capitais circulantes. Ocorre em circunstâncias especiais, como no momento da implantação de grande projeto que exige, além dos investimentos em ativos fixos, ou permanentes, caso do imobilizado, também investimentos em capital de giro ou ativos circulantes. Pode também ocorrer casos com o objetivo de sanar dificuldades financeiras.

Nas empresas é mais comum ocorrer a utilização de recursos gerados pela atividade empresarial, ou seja, decorrentes dos lucros obtidos pela empresa.

4.3 Capitais de Terceiros

Os capitais de terceiros são representados pelo endividamento da empresa. Pertencem a terceiros e são utilizados por período de tempo definidos (curto ou longo prazo), justificando por isso o pagamento de encargos financeiros que seriam uma espécie de aluguel pelo uso do capital.

Os capitais de terceiros estudados nessa aula são os de curto prazo. As fontes de recursos de curto prazo utilizados para financiar o capital de giro das empresas estão divididos em duas categorias:

  1. Crédito comercial;
  2. Crédito bancário;

4.4 Capitais de Terceiros – Crédito Comercial

O Credito comercial decorre de condições negociais entre a empresa e seus fornecedores de materiais e serviços.

São fontes espontâneas de financiamento originadas de créditos comerciais, que podem ou não ter custo financeiro (juros), esses créditos podem originar de fontes como:

  • Crédito de fornecedores;
  • Crédito de impostos e obrigações sociais;
  • Outros créditos operacionais.

Crédito de Fornecedores

È uma das fontes mais importantes de crédito comercial utilizados pelas empresas para financiar parte das necessidades de capital de giro, onde o prazo para o pagamento tem grande efeito motivador nas vendas e é utilizado com bastante freqüência na comercialização de bens e serviços.

A compra a prazo faz parte das negociações entre o cliente e o fornecedor como um dos componentes das condições de venda.

São enumeradas diversas vantagens na utilização do crédito comercial, através do crédito de fornecedores, as principais que destacamos são:

Adequação – o valor do crédito comercial está diretamente ligado ao nível de atividades da empresa, quanto maior for o volume de vendas, gera um maior número de compras, com isso gerando um maior volume de crédito obtido junto aos fornecedores, adequando os recursos as necessidades da empresa.

Fonte de crédito – faz parte das principais estratégias de vendas, ou seja, para que os fornecedores possam vender mais precisam conceder crédito, existe sempre a possibilidade de se conseguir recursos através do crédito comercial.

Agilidade – As empresas são mais fáceis, mais flexíveis e menos burocráticas na concessão de crédito do que as instituições financeiras.

Custos financeiros atrativos – em termos de custos financeiros, o crédito comercial normalmente apresenta menores custos, menores taxas, ou seja, as compras a prazo apresentam um menor custo financeiro.

Aplicação prática:

A Empresa TAGUATINGA S.A. tem como principal fornecedor o fabricante das mercadorias ALFA comercializada na empresa. Normalmente adquire 6.000 unidades por mês e paga a vista. O gerente financeiro identificou na projeção (elaboração) do fluxo de caixa, dificuldades para os próximos dois meses, em função do pagamento de algumas multas que a empresa recebeu e que agora precisam ser quitadas, absorvendo recursos de caixa. O fornecedor apresenta as seguintes alternativas de prazo e preços de vendas:

Condições

Preço unitário

Preço a vista

34,00

Preço com 30 dias

35,70

Preço com 60 dias

38,20

A empresa tem três alternativas:

  1. Comprar 6.000 peças com prazo de 30 dias;
  2. Comprar 6.000 peças com prazo de 60 dias;
  3. Comprar 2.000 peças à vista, 2.000 com 30 dias e 2.000 com 60 dias.

Calcule o custo financeiro de cada uma delas, e responda:

  1. Se não houver problemas de caixa depois de quitadas as dívidas, qual a melhor alternativa?
  2. Se a empresa ainda tiver limitações de caixa nos próximos 30 dias e conseguir um financiamento bancário ao custo de 6,2% ao mês, qual é a melhor alternativa de compra? Justifique.

Valor Financiado

Pagamento em 30 dias

Pagamento em 60 dias

TIR

FC a vista

R$ 0,00

0

F C. 30 dias

204.000,00

214.200,00

5,00%

F C. 60 dias

204.000,00

229.200,00

6,00%

FC parcelada

147.600,00

71.200,00

76.400,00

5,67%

  1. Pagamento em 30 dias, porque os juros mensais são menores.
  2. Comprar através de parcelas, porque como a empresa não dispõe de recurso para pagar integralmente a divida em 30 dias, pagará parte a vista com o dinheiro do empréstimo e o restante em parcelas.

Crédito de Impostos e obrigações Sociais

As empresas têm normalmente prazos para recolher os impostos, as contribuições e suas obrigações sociais, decorrentes das suas atividades, tais como PIS, COFINS, ICMS, ISS, INSS, IRF. FGTS etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com