TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ford o Homem e a Máquina

Por:   •  29/3/2022  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Ford o homem e a máquina – uma análise sobre liderança

Matheus Gonçalves Dias

Inegavelmente Henry Ford foi uma das pessoas que mais revolucionou o mundo através de seu modelo de produção, porém existem controvérsias acerca de sua liderança e sobre como ele gerenciava e direcionava seus negócios, trabalhadores e relações humanas.

Ford iniciou seu trabalho através de sua genialidade que foi transmitida para o sucesso de sua companhia, que apesar da forma de sua liderança prosperou entre altos e baixos conforme é demonstrado no filme “Ford O Home e a Máquina”. Avaliando sobre um olhar crítico a liderança de Ford é possível observar pontos que divergem da definição de um bom gestor.

Porém antes de discutir a liderança de Ford é necessário salientar quais são os principais pontos que compõe um bom gestor, com base em Dale Carnegie (Autor de Como fazer amigos e influenciar pessoas), Peter Drucker (O gestor Eficaz e Administrando em tempos de mudanças), Carol S. Dweck (Mindset, Livro que estuda o mindset de diversos gestores de sucesso), dentre diversos pontos destaco: Escuta ativa, estimular as pessoas ao sucesso (desenvolvimento de novos líderes), tomada de decisão embasada em fatos, liderança pelo exemplo.

Dentre os pontos destacados, Ford é insuficiente em todos exceto a liderança pelo exemplo. É possível observar no filme que ele não ouve seus pares, o que pode o que pode ser considerado um suicídio corporativo, tendo em vista que essas pessoas possuem os dados relacionados aos problemas. A ausência de preparação de um substituto também é extremamente marcada pela sucessão de erros ao lidar com seu sucessor, isso sem destacar ainda a falta de observância dos fatos que claramente são expostos a ele.

Embora um filme seja um retrato de uma biografia, há uma visão por trás de todo a construção, e esse é um ponto que pode sim ser enviesado, mas tendo como base a produção cinematográfica, podemos concluir, portanto, que Ford não é um bom gestor, embora tenha obtido muito sucesso em seu negócio. Tendo observado estes pontos, uma justificativa extremamente plausível para seu sucesso diz respeito a sua visão de mundo, não a sua liderança, e esta visão que fez com que Ford prosperasse com sua empresa.

Referências

CARNEGIE, Dale. Como Fazer amigos e influenciar pessoas. 53. ed. São Paulo: Nacional, 2016. 336 p. Tradução: Fernando Tude de Souza.

DWECK, Carol S.. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017. 310 p. Tradução: S. Duarte.

DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Publifolha, 1999. 286 p. Tradução: Nivaldo Montingelli Jr.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com