TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de recrutamento e seleção e avaliação de efetividade em nossos dias

Trabalho acadêmico: Formas de recrutamento e seleção e avaliação de efetividade em nossos dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. Introdução_____________________________________________________________1

1. Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais_____________________________2-3

1.3 Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________4-5

2.2 Organização na qual a equipe desenvolveu a atividade proposta_________________6

2.3 Entrevista sobre modelo de gestão________________________________________6-7

2.4 Relatório____________________________________________________________8-9

3.3 Análise sobre plano de ação ____________________________________________10

Plano de ação ____________________________________________________11-12

4. Relação entre empregado e empregador ____________________________________13

5. Conclusão ___________________________________________________________14

6.Referências bibliográficas_______________________________________________15

1. Introdução

O objetivo desse trabalho, é elaborar um plano de ação, salientar as diferentes formas de recrutamento e seleção e avaliação de desempenho nos dias atuais.

Visa salientar as dificuldades que as organizações enfrentam nos dias atuais em conquistar seu espaço no mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

Mostra que a moderna gestão de pessoas tem a preocupação maior com os recursos humanos, que é o bem mais precioso da organização.

1.- Definição de Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão de pessoas

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Segundo (CHIAVENATO,2008 p. 9) "Gestão de pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental de seu capital intelectual e a base de seu sucesso."

(CHIAVENATO, 2008 p. 09)

Mudanças organizacionais

As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão.

(GUGLIELMO, 2009 para sobolhardeumrp.blogspot.com.br)

(CHIAVENATO, 2008 p.2) "O mundo está mudando com uma rapidez incrível, e com intensidade cada vez maior."

As mudanças organizacionais são necessárias, mas provocam insegurança tanto para a organização, quanto para seus colaboradores.

Mudar para evoluir é fundamental. Todas as empresas devem passar por mudanças para se adequar ao mercado e se desenvolver. Seja para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços ou aumento da produtividade, a mudança é essencial para o crescimento da organização. Porém, não é fácil modificar rotinas preestabelecidas e orientar os colaboradores devidamente. Para tornar essa situação mais simples, deve-se encará-la como um aprimoramento, onde as alterações são lentas e graduais.

É comum haver resistência para a mudança, principalmente por parte dos colaboradores. Isso se deve à falta de explicação, transparência e definição pela qual esse processo ocorre. É fundamental estabelecer o que irá mudar como isso irá acontecer e quais são as vantagens e desvantagens.

Seja qual for o nível das mudanças realizadas dentro da organização, é de suma importância que haja informação prévia de como essas mudanças irão colaborar para o crescimento e desenvolvimento de toda equipe.

(ROCHA, para www.partnerconsulting.com.br)

1.3 –Paralelo entre o filme Tempos Modernos – (1930) e a Moderna Gestão de Pessoas.

O filme tempos modernos mostra como a mão-de-obra do trabalhador era explorada, além do descaso dos governantes em relação aos trabalhadores afetados com a crise de 1929.

A história deixa claro que o poder se importava apenas com a industrialização e auxilio para as grandes empresas, sem mostrar nenhum interesse naqueles que estavam na miséria, desempregado e com fome. Estavam muito preocupados em crescer e desenvolver as máquinas, deixando de lado a valorização do trabalho do ser humano que prestava uma mão de obra importante para seu desenvolvimento.

A figura central é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista por engano, é preso, envolve-se em diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com