TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de recrutamento e seleção de pessoal

Artigo: Formas de recrutamento e seleção de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Na atualidade a realidade organizacional tem passado por diversas mudanças. O cenário político, econômico e social se alterou muito desde que o processo de globalização teve início e as tecnologias se difundiram. A nova configuração mundial fez com que as empresas precisassem alterar seu posicionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos de sua gestão que antes eram praticamente ignorados. 

Um desses aspectos é o fator humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independente do ramo em que atua e de seu porte, procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrência tem sido significativo nas últimas décadas. E uma das formas mais recorrentes de se tornar mais competitiva é por meio dos recursos humanos de que a empresa dispõe. Agregar talentos à sua equipe de funcionários é uma forma de fazer com que a empresa aumente e melhore sua performance diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores. 

O processo de recrutamento é de suma importância para o sucesso das empresas, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo. Um desafio atual é a capacitação de pessoas para preencher vagas, sendo que a ausência de critérios e instrumentos à seleção pode acarretar problemas sériosocasionando perdas financeiras e afastamento de clientes. 

Uma ferramenta essencial para a empresa moderna é a Administração de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho. Nessa relação a empresa representa a forma que as pessoas têm de realizar seus objetivos e metas individuais, que estejam relacionados direta ou indiretamente ao trabalho, de modo que haja uma troca e sinergia de esforços, ou seja, a empresa colabora com a realização do indivíduo enquanto o indivíduo colabora para o desenvolvimento e realização da empresa. 

Diversas organizações não dedicam a atenção necessária ao processo de recrutamento e seleção de pessoal e acabam por passar por problemas significantes quando necessitam de mão-de-obra especializada ou na alocação de talentos. Muitas organizações cometem um erro comum: o que pensar que os recursos humanos são abundantes, podendo ser facilmente atraídos à empresa ou facilmente repostos sempre que necessário. O processo de recrutamento, nesse sentido, visa suprir a organização de recursos humanos necessários que sua postura frente ao mercado seja a mais estratégica e competitiva possível. Não basta à empresa se contentar com os recursos aparentemente disponíveis. É preciso que ela procure em diversas fontes as pessoas que atendam às suasnecessidades e que colaborem na realização de seus objetivos. A seleção, por sua vez, refere-se “à escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos”. 

Existem vários meios de recrutamento: 

o Recrutamento Interno: que acontece dentro da própria empresa, onde os empregados aptos serão remanejados. 

o Recrutamento Externo: são os funcionários que virão de fora da empresa. Pessoas que foram atraídos pelas técnicas de recrutamento. Pode ser até funcionários de outras empresas que se envolveram com as propostas apresentadas. 

o Recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com