TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de preço de venda

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Inovação e desenvolvimento tecnológico

A cooperação entre as empresas, além de permitir aos participantes envolvidos o acesso a novos conceitos, ideias e conhecimentos, beneficia a inovação organizacional por compartilhar riscos, facilitar o acesso rápido a mercados e tecnologias, acelerar o lançamento do produto para o mercado, agrupar novas habilidades, conservar direitos de propriedade e reduzir os custos.

 A inovação é gerada a partir de relações entre organizações, o conceito de “inovação aberta” foi cunhado estabelecendo práticas de atuação na forma de realizar inovação. As interações entre empresas, proporcionadas pelos arranjos interorganizacionais, são cruciais para a inovação aberta, apresentando um paradigma na inovação: a troca do modelo fechado para um modelo aberto de fluxos de conhecimento, colaboração e experiências entre as empresas pertencentes a arranjos interorganizacionais. Para alcançar os resultados inovadores nas atividades de P&D, os arranjos colaborativos tornaram-se fontes de geração de conhecimentos complementares e recursos necessários para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços nas empresas.

Como exemplo para demonstrar como as parcerias podem beneficiar o processo de inovação apresenta um caso de colaboração de pesquisa e inovação entre universidade e empresa:

Inovação em parceria:

A ideia para o projeto colaborativo intitulado “Força para Elastômeros” ocorreu em uma aula de Química Industrial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A estudante que trabalhava para a empresa Frenzel e sua professora começaram a pesquisa conjunta em 2011, buscando adicionar diferentes tipos de forças nas borrachas produzidas pela Frenzel. Laboratórios e conhecimentos da equipe de pesquisa na UFRGS contribuíram para a inovação da empresa. As atividades conjuntas resultaram em uma invenção que foi patenteada. Partindo disso, o produto foi licenciado para a comercialização. A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec), da UFRGS, auxiliou com os processos para a proteção da propriedade intelectual e para o licenciamento do produto para uma empresa interessada em adquirir o material. A Secretaria teve um papel importante na invenção, pois a estudante e a professora não possuíam conhecimentos sobre o processo de registrar a patente.

“O depósito das patentes auxilia na abertura de novos mercados. Existem algumas empresas que nos procuram e entram em contato com a universidade, pois identificaram uma patente com nosso nome ou artigos sobre a tecnologia. Além de ser uma garantia de monopólio, a patente atua como uma porta de entrada para parceiros externos” – Assessor legal da Sedetec.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com