TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?

Por:   •  27/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  1.640 Visualizações

Página 1 de 2

- Curso: Pedagogia

- Nome da atividade: Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?

Nas creches e pré-escolas, os profissionais da Educação Infantil precisam organizar com muito cuidado e carinho a rotina pedagógica. Não se pode simplesmente improvisar o que será trabalhado diariamente com as crianças.

É de suma importância a organização dos espaços que serão utilizados no dia. É necessário que sejam acolhedores e de fácil manuseio para que os alunos tenham as experiências esperadas para as atividades propostas. O acolhimento na chegada do aluno deve ser muito amável e carinhoso, para que a criança sinta-se segura e amada naquele ambiente. Após esse primeiro momento vem a roda de conversa. Uma oportunidade dos pequenos trocarem experiências, se comunicarem e se expressarem, tanto entre eles quanto com os profissionais ali presentes. Conforme Brasil, 1998, v.1, p. 31: “a troca entre as crianças, de forma que possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e autoestima”.

Outro momento de muita atenção e criatividade em seu planejamento são as atividades pedagógicas e lúdicas do dia, pois contribuem para a construção da autonomia, da identidade e da socialização (Pires e Moreno, 2015). Também é muito importante pensar com cuidado nas brincadeiras que serão realizadas, pois é nesse momento que os alunos mais aprendem.

 A hora de lavar as mãos deve ser trabalhada de forma bem lúdica, mostrando para eles, através de conversas ou músicas, a importância da higiene pessoal e de cuidado com o corpo. Usar o momento do lanche para ensinar a criança sobre uma alimentação saudável e sempre incentivando a autonomia da mesma. E aí vem o repouso/soninho que é muito importante para a saúde e para o sistema nervoso do aluno da Educação Infantil. Esse relaxamento ocasionam uma maior segurança entre a criança e o educador (Pires e Moreno, 2015).

Não pode-se esquecer de que o momento da saída é muito importante também, pois mesmo que breve esse momento transmite para a criança o amor e o desejo do professor de estarem juntos novamente no dia seguinte. Enfim, todo o processo de organização deve ser penado para atender todas os aspectos da criança, unindo o cuidar com o educar.

Referências:

- Função e Princípios da Educação Infantil – Cruzeiro do Sul Virtual

- Pires, A. R. S.; Moreno, G. L. Rotina e escola infantil: organizando o cotidiano de crianças de 0 a 5 anos. UELPR, 2015.

- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil: introdução. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998a. v.1.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com