TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas sejam articuladas às ações de cuidado e educação?

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNA: Juliana Maria da Silva

RGM: 25796828

ATIVIDADE II: Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas sejam articuladas às ações de cuidado e educação?

Como primeira etapa da educação básica, a educação infantil é a base do processo educacional, é nesse ingresso na creche ou pré-escola que a criança tem sua primeira separação dos vínculos familiares e é inserida em um novo processo de socialização, cumprimento de novas regras e inserção em um processo de rotinas, na maioria das vezes diferentes das já vivenciadas no âmbito familiar. Nesse momento da acolhida das crianças, nesse novo ambiente da creche ou da pré-escola o professor de educação infantil, deverá unir as vivências construídas junto a família e a comunidade com suas propostas pedagógicas, visando ampliar os conhecimentos, habilidades e aprendizagens das crianças, buscando uma complementação, trabalhando assim, para que a criança desenvolva, sua autonomia, socialização e desenvolvimento.

As instituições de ensino infantil devem observar e atender o que dizem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI 2010), cumprindo plenamente suas funções sociopolíticas e pedagógicas, tendo como eixos norteadores das suas práticas pedagógicas o cuidar, o educar e o brincar. Sabendo que o cuidar e o educar são ações indissociáveis no processo educativo, sendo o brincar essencial para o desenvolvimento das crianças, por ser um maneira de expressão, pensamento, interação e comunicação social. O professor de educação infantil, deverá organizar sua rotina de modo que, esses três eixos norteadores sejam assegurados e trabalhados de forma integrada, para que as crianças tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos

A rotina deverá ser estabelecida de forma prazerosa, lúdica e participativa. De acordo com o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (1998), a rotina deverá ser clara e compreensível para as crianças, orientando as ações futuras tanto para as crianças quanto para os professores, e será para as crianças um fator de segurança, facilitando suas percepções sobre o tempo e o espaço. “A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.” (BRASIL, 1998, v.1, p.54).

Na rotina de cuidados das crianças, cuidar tem como significado, atender as necessidades físicas e biológicas, tais como alimentação, troca de fraldas, hora do sono, atendimento as necessidades de segurança, como local seguro e tranquilo que evite a possibilidade de acidentes, além das necessidades afetivas. O cuidar e o educar são ações indissociáveis, portanto ao trocar uma fralda, ou auxiliar durante refeição o professor, está interagindo coma a criança, estimulando sua linguagem, sociabilidade e promovendo laços afetivos. O cuidado ainda consiste no momento do planejamento do trabalho pedagógico, na maneira como serão disponibilizados, tempo, espaço e material a serem utilizados. (ANDRADE, 2009).

Ao elaborar sua prática pedagógica, o professor de educação infantil, deverá agregar em suas ações de cuidar e educar, atividades lúdicas, assegurando à criança a garantia do brincar. O Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (1998), especifica o brincar como recurso fundamental para a construção de diferentes conhecimentos, da identidade, da autonomia e de diferentes linguagens da criança. O brincar deve ser incluído na prática pedagógica, de maneira orientada e com a intervenção do professor, para que não seja visto somente como o momento do parque, ou de interações livres entre as crianças.

Ao organizar e preparar os espaços e materiais, para as brincadeiras e jogos, o professor deverá pensar de forma lúdica, para que sejam promovidas a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. As crianças recriam na brincadeira, aquilo que já sabem, vivenciando brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, experimentam o mundo, internalizam e compreendem sentimentos, as pessoas e situações. (BRASIL, 1998).

As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica. (BRASIL, 1998, v.1, p.28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com