TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Foxconn - Características

Por:   •  24/1/2016  •  Abstract  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Quais assuntos tratados no texto?

O texto aborda especificamente sobre a empresa Foxconn, uma grande fabricante de eletrônicos que fornecia para a Apple, HP e outras marcas de fama mundial. Era a maior empresa do setor de EMS e a de mais rápido crescimento. Após 2008 a taxa de crescimento desacelerou significativamente atrelada aos crescentes custos de mão de obra, reduzindo desta forma a margem de lucro e dificultando o oferecimento de preços competitivos aos seus clientes.

O processo produtivo tinha clima tenso e era composto de muitas tarefas simples e monótonas. Era proibido conversar, as saídas aos banheiros eram limitadas e controladas e era frequente gritar com os operários, além das altas cargas laborais.

Na China, desde o fim de 2008 foi causada uma grande perda de milhões de empregos. As práticas trabalhistas eram pouco reguladas e aplicadas na China. Somente em 2008 entrou em vigor uma nova lei de contratos trabalhistas com o objetivo de impedir abusos e maus-tratos contra empregados.

Outro problema são os migrantes, que são extremamente desvalorizados pelas empresas e pelos empregados urbanos. Devidos a estes e outros problemas, vivem uma severa crise de identidade, o que amplifica problemas psicológicos e emocionais.

Devido ao excesso de pressão no trabalho, condições deploráveis nos dormitórios, punições indevidas, levaram a uma série de suicídios na Foxconn, chamando a atenção da imprensa e da sociedade.

A Foxconn adotou imediatamente uma série de práticas corretivas como aumentos salariais e expansão dos benefícios. Em 2010 a empresa concordou em mais do que dobrar os salários em suas fábricas depois da série de suicídios, colocando em risco suas estimativas de lucro e sua alta competitividade.

Como podemos entendê-lo pelo cunho do desenvolvimento ético e sustentável?

Verificamos na análise da Foxconn que a mesma não consegue seguir um padrão ético na sua trajetória, já que a ética é algo coletivo, afeta diretamente a coletividade de seus funcionários. Ao invés de valorizar seus funcionários com o pagamento de salários justos, respeito, condições saudáveis de trabalho, e até mesmo disponibilizando um ambiente apropriado para descanso, prefere subjulgar seus funcionários às mais deploráveis condições laborais chegando até mesmo ao ponto da escravidão, visando a todo custo aumentar seus lucros e consequentemente comprometer a saúde física e emocional do bem mais importante que uma organização possui, seu capital humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com