TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Foxconn - Resenha

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 5

Deivison Sporteman

Foxconn

Os prestadores de Serviços de Fabricação de Eletrônicos ("Electronics Manufacturing Services" EMS), também conhecidos como fornecedores de Fabricação de Eletrônicos sob Contrato ("Electronic Contract Manufacturing" ECM), fabricam produtos para os Fabricantes de Equipamentos Originais ("Original Equipment Manufacturers" OEMs) como parceiros estratégicos na cadeia de suprimento.

O setor global de EMS diminuiu marginalmente de $223,06 bilhões em 2008 para $221,10 bilhões em 2009 (queda de 0,9%) e previa-se que se recuperaria em 2010 e 2011 e se estabilizasse durante a década seguinte a uma taxa media anual de crescimento de 8%.

Do lado dos clientes, os OEMs gozavam da vantagem de um numero crescente de opções de parceiros de EMS, o que elevava constantemente a pressão sobre os preços.

Contudo, a taxa de crescimento desacelerou significativamente depois de 2008 as vendas cresceram apenas 0,5% em 2009 contra uma taxa de crescimento de 14,5% em 2008.8 A Foxconn iria continuar a apresentar uma menor taxa de crescimento enquanto os crescentes custos de mão de obra ao mesmo tempo reduziam a margem de lucro e dificultavam para a Foxconn oferecer um preço competitivo aos seus clientes.

Fora o modelo de negocio vertical e de solução completa, a principal vantagem competitiva da Foxconn era o preço, como destacou Pamela Gordon da Technology Forecasters, uma empresa de pesquisas de cadeia de suprimento, numa entrevista concedida a Bloomberg.

Ele liderava por meio de exemplo para garantir que os produtos saíssem dentro do prazo e patrulhava o campus de Longhua tarde da noite para inspecionar linhas de produção ou ajudar a reparar equipamentos.

Além disso, de acordo com um trabalhador de 21 anos de idade conversar na linha de montagem era proibido, as saídas para usar o banheiro eram limitadas a 10 a cada duas horas e era frequente gritar com os operarios.

Vinte universidades da China continental, Hong Kong e Taiwan realizaram um levantamento com 1.736 trabalhadores de 12 fabricas da Foxconn em nove cidades do continente no final de 2010; cerca de 1.500 respostas foram obtidas nas três fabricas de Shenzhen e Kunshan.

A pesquisa de 2010 mostrou que o custo de vida médio de um trabalhador típico da Foxconn era de aproximadamente $160, um padrão de vida extremamente baixo.

Os problemas observados na fabrica da Foxconn em Longhua refletiam um dilema social muito mais amplo que a China enfrentava a necessidade de equilibrar as pressões por criação de empregos (por meio da atração de empresas industriais internacionais tendo o baixo custo de mão de obra como principal vantagem) com cargos que refletissem os padrões internacionais de condições de trabalho.

Por outro lado, apesar da politica de um só filho, a população da Chian continuava a crescer cerca de 14 milhões de pessoas por ano. O pais deparava com a necessidade de criar 100 milhões de novos empregos ate 2013.

Sem permissão para o estabelecimento de sindicatos trabalhistas independentes, o Sindicato Trabalhista de Toda a Federação Chinesa ("All-China Federation Trade Union" ACFTU) era essencialmente fraco demais para proteger os trabalhadores, já que se encontrava sob a liderança direta do governo e não poderia enfrentar o baixo salario mínimo estabelecido e nem a falta de seguridade social.

Em 20 de marco de 2006, O Congresso Popular Nacional da China propôs uma nova Lei de Contratos Trabalhistas que entrou em vigor em janeiro de 2008 com o objetivo de impedir abusos e maus-tratos contra empregados.

Embora os baixos custos de mão de obra tenham sido uma fonte consistente de vantagem competitiva para o pais, as pessoas começavam a sentir dificuldades crescentes por causa da vida em áreas urbanas e mais caras, dificuldades estas exacerbadas pela alta inflação dos últimos anos (cerca de 5% ao ano), que erodia seu poder aquisitivo.

Entre 1982 e 2000, mais de 200 milhões de pessoas migraram de áreas rurais para outras urbanas e cerca de metade dessa migração se deu depois de 1995.

O mesmo relatório estimava que cerca de 60% da discrepância se atribuía a características dos trabalhadores, como nível de educação, e os 40% restantes ao tratamento discriminatório de trabalhadores migrantes. Com a explosão da demanda por mão de obra nas grandes cidades durante a reforma econômica do final da década de 1970, muitas reformas e sistemas de moradia temporária foram criados para acomodar essa necessidade e ate mesmo o hukou passou por diversas reformas.

Para o empregador, a maior entre recrutar um empregado de hukou urbano e outro de hukou rural era que o empregador tinha que pagar, no caso do primeiro, seguro de pensão, seguro contra acidentes de trabalho, seguro-maternidade, seguro-desemprego e fundo de previdência de moradia, além do salario, enquanto nada disso se aplicava ao segundo.

Os dormitórios variavam de 200 a cerca de 30 trabalhadores por quarto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com