TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação E Comportamento Organizacional.

Por:   •  14/10/2015  •  Seminário  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO[pic 15]

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------------- 04

Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------------------- -05

Considerações Finais-------------------------------------------------------------------------------09

Referências---------------------------------------------------------------------------------------------10

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem por objetivo trabalhar os conteúdos estudados durante o semestre letivo além de faze um estudo sobre o texto “Da Rotina à Flexibilidade: Análise das Caracteristicas do Fordismo fora da Indústria” de Alexandre Barbosa Fraga. Procura-se, com este trabalho, fazer uma inter-relação com os conteúdos estudados e a importância dos mesmos nas disciplinas do semestre letivo. O objetivo da Produção Textual Interdisciplinar Individual é trazer um aprofundamento do conhecimento teórico das disciplinas trabalhadas no semestre a partir da leitura deste artigo cientifico.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

2.1.1- Sobre as características do Fordismo podemos citar as palavras do próprio Alexandre Fraga que, segundo o autor:

 “O fordismo é um sistema de produção cuja principal característica é a fabricação em massa, tendo por objetivo reduzir ao máximo o tempo e os custos de produção e assim baratear o produto. Sendo então responsável pela produção em massa no século XX.” (FRAGA, 2005,p. 2)

        Discorrendo sobre os princípios do Fordismo observados nas organizações modernas, podemos elencar a exploração de mão de obra, com jornadas de trabalho abusivas e pouquíssimos direitos trabalhistas, além de baixos salários e baixíssima qualificação do trabalhador. Tudo isso para baratear o custo do produto para que este pudesse ser vendido para um maior número de pessoas.

2.1.2- Um outro bom exemplo de fordismo informal seria um feirante e sua barraca de frutas em uma feira, pois, a ideia do fordismo da busca da eficiência pode ser muito bem observado. Nesse caso, vendo pela ótica do fordismo informal há uma busca em atender um maior número de pessoas em menor espaço de tempo.

        Pode ser aplicada também a ideia da especialização do trabalho, pois, por muitas vezes é fácil observar em uma barraca de feira duas ou mais pessoas trabalhando juntas, uma responsável pelas vendas e a outra responsável pelo caixa, entre outras atividades.

2.2 Comunicação e Linguagem

2.2.1- Analisando as relações do homem com o trabalho nos dias atuais, vimos que o emprego mudou muito desde os tempos de Ford até agora. A tecnologia virou uma grande aliada facilitando a vida do trabalhador ou em alguns casos até tomando o lugar do homem no trabalho.

        Essa relação do homem com o trabalho é vista de forma complexa, pois, os postos de trabalho de hoje em dia vem ficando cada dia mais escaços e por vários motivos, um dos principais, e em voga no momento em nosso país, é a terceirização do trabalho, que desvaloriza a mão de obra do trabalhador transformando o emprego em um subemprego e, por consequência levando cada vez mais trabalhadores ao trabalho informal.

Ou seja, o trabalho de hoje não traz mais a segurança e a satisfação que trazia, pois, a qualquer momento aquele posto de trabalho de uma empresa poderá ser terceirizado a um custo muito mais baixo e sem qualquer vinculo empregatício do empregado com a empresa. Manter esse mesmo posto com um trabalhador da empresa se torna muito mais caro o que de uma forma ou de outra reflete no preço do produto produzido por essa empresa. O empregado se torna o elo frágil dessa relação, não tendo mais a segurança e a vontade de desenvolvimento dentro da empresa.

2.2.2- Começando a discorrer sobre o assunto, precisamos entender um pouco sobre cultura organizacional em seu cerne,

 cultura organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa.” (Em: < http://www.infoescola.com/administracao_/cultura-organizacional/> Acesso em 09/05/15)

 Analisando as características de trabalho do McDonald’s, se constata que o estilo de cultura organizacional predominante nesta empresa é a Cultura que Respeita a Marca, onde essa cultura organizacional procura manter os profissionais que “vestem a camisa da empresa”, fazendo com que eles realmente acreditem e colaborem com os valores e ética da empresa. Assim seus trabalhadores assumem um compromisso com o trabalho desenvolvido na empresa em busca de resultados positivos em seu trabalho como um todo.

2.3 Homem, Cultura e Sociedade

2.3.1- No decorrer da historia muitos foram os pensadores que discorreram sobre o tem a ideologia, sendo que podemos defini-la como uma forma de ocultar as contradições e as dominações sociais invertendo o modo de construir o pensamento sobre algumas realidades.

        Entretanto, para Karl Marx, no que se refere a ideias, são valores que os homens criam segundo suas condições materiais de existência e esses valores são criados não com o fim de explicar a realidade, mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção, daí se deriva a noção de ideologia criada por Marx.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com