TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é comportamento organizacional? In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall.

Por:   •  1/5/2016  •  Resenha  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

ROBBINS, S.P. (2005). Capitulo 1: O que é comportamento organizacional? In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall.

Observaremos como é essencial entender o comportamento organizacional, a importância desse aspecto dentro de uma empresa e a grande evolução em resultados, até mesmo financeiros da mesma.

O capitulo é dividido com alguns subtítulos onde encontraremos a resposta da  pergunta inicial “ O que é comportamento organizacional?”, o que fazem os executivos, os desafios que têm no uso dos conceitos de comportamento organizacional, quais as disciplinas das ciências que mais contribuíram para todo este estudo, explicaremos a abordagem contingencial neste estudo e finalizando com os três níveis, apresentados neste livro, como modelo de comportamento organizacional.

No fim da década de 80 as escolas de administração destacavam apenas aspectos técnicos da gestão. Com o passar dos anos os professores começam a perceber o quanto tinha importância conhecer o comportamento humano e como contribuía para a eficácia de uma organização. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem na organização e como isso afeta o desempenho das empresas, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Os executivos tem a função de planejar, organizar, liderar e controlar uma organização. Com base nas observações do estudo realizado pelo estudante de graduação Mintzberg, conclui-se que os executivos possuem dez papeis diferentes, porém interligados, estes podem ser agrupados de acordo com suas características básicas relativas aos relacionamentos interpessoais, à transferência de informações ou à tomada de decisões. Outra forma de considerar o que fazem os executivos é examinando as habilidades de que eles precisam para atingir seus objetivos com sucesso. Robert Katz demonstra três habilidades essenciais: técnicas, humanas e conceituais. Segundo

Todos nos somos estudantes do comportamento humano, observamos as ações das pessoas para interpretarmos o que vemos. Entretanto, você pode aprimorar sua capacidade de previsão substituindo suas opiniões intuitivas por uma abordagem sistemática, alguns comportamentos são realmente previsíveis, exemplo disso seria uma sala de aula cheia de aluno, para um falar provavelmente levantaria a mão. O estudo sistemático é uma forma de realizar previsões de comportamento mais apuradas. Evidentemente não significa que o aprendizado de forma não sistemática esteja necessariamente errado. Porém, como foi bem observado por um conhecido pesquisador do comportamento, “Deus deu todos os problemas fáceis para os físicos”, pois nas ciências físicas existem leis que são consistentes e se aplicam a uma grande variedade de situações, já as pessoas são diferentes uma das outras, é necessário avaliar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, onde há possibilidade de algo acontecer ou não. Mas podemos dizer que x leva a y,apenas sob as condições z (as variáveis contingenciais).

Como qualquer outro profissional o executivo tem oportunidades e desafios, alguns driblados com estudo do comportamento organizacional, por isso é importante esse conhecimento para um gestor. Quanto aos desafios temos a globalização que mostra como o mundo virou uma aldeia global e os executivos precisam aprender lidar com pessoas de diferentes culturas, que é o ponto chave de outros diversos desafios, além dos desafios advindos da diversidade, temos as crises econômicas que são difíceis de serem previstas. Em tempos de mudanças rápidas e constantes, o estudo do comportamento organizacional pode ajudar a lidar com um mundo de temporariedades e estimular a inovação.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que adquire contribuições de outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são: a psicologia, voltada ao estudo e ao esforço de compreender o comportamento individual; a sociologia estuda as relações das pessoas entre si, ou seja, o comportamento dos grupos dentro das organizações; a psicologia social tem o foco para influência de um indivíduo sobre o outro; a antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades e por ultimo e não menos importante, a ciência política estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Os três níveis de analise do modelo de comportamento organizacional se dá pela progressão análoga do nível individual para o de grupo e em seguida para o nível dos sistemas organizacionais, cada evolução de um nível para outro há um aumento sistematicamente do nosso entendimento sobre comportamento organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com