TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é comportamento organizacional. In: Comportamento Organizacional

Por:   •  25/11/2019  •  Dissertação  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

ROBBINS, S.P. (2005). Capitulo 1: O que é comportamento organizacional. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall

Resenhado por:

Leticia Leal Dias – 17/0015947

Universidade de Brasília

Comportamento Humano no Trabalho

O capitulo resenhado é o capitulo 1: O que é comportamento organizacional? Do livro comportamento Organizacional, Robbins SP (2005). No capitulo o autor demonstra a importância das habilidades interpessoais no trabalho, explicando que tais habilidades podem ser adquiridas e aperfeiçoadas nos administradores, define o que é um administrador citando suas funções e define o que é uma organização, demonstra como a psicologia e a sociologia contribuem para o estudo do comportamento organizacional explicando que por se tratar de uma ciência inexata existem poucas verdades absolutas aplicadas ao mesmo, mostra as vantagens para os administradores que aplicam os conceitos ensinados no livro e mostra a importância de sistematizar o estudo do comportamento organizacional.
O capitulo é dividido em vários assuntos organizados em tópicos que são apoiados por várias citações e pequenos resumos no lado esquerdo das paginas, vários quadros que resumem e explicam o conteúdo de maneira direta e resumida e vários textos de apoio que mostram pesquisas, dados estatísticos e material complementares mostrando os conceitos apresentados no livro sendo aplicados no mundo real.

Um executivo, também conhecido com administrador, realiza seu trabalho pelo intermédio do trabalho de outras pessoas, o mesmo atua numa organização cuja qual é uma unidade social com duas ou mais pessoas. Os executivos realizam atualmente 4 funções gerenciais, o Planejamento – definição da estratégia geral para o alcance das metas; a Organização – elaboração da estrutura da empresa; a Liderança – dirigir e coordenar as pessoas da organização; o Controle – para assegurar o bom funcionamento das outras funções.

Em questão dos papéis desempenhados pelos executivos temos:

  • Papel de relacionamento interpessoal:
  • Figura de proa – símbolo de liderança.
  • Líder – motivação e direção dos subordinados.
  • Ligação – consegue informações e favores com sua rede externa de contatos.
  • Papel de Informação:
  • Monitor – portador informações internas e externas.
  • Disseminador – transmite informações para os membros da organização.
  • Porta-voz – transmite informações pertinentes da empresa ao ambiente externo.
  • Papel de Decisão:
  • Empreendedor – inicia projetos de mudança no âmbito da oportunidade.
  • Gerenciador de Turbulências – responsável por ações corretivas frente á turbulências.
  • Alocador de Recursos – decisões organizacionais de recursos.
  • Negociador – intermediador de decisões importantes.

Visto as funções e papeis que o administrador desempenha vale ressaltar as habilidades que geralmente são trabalhadas no administrador, como habilidade técnica que são os conhecimentos e praticas específica, habilidade humana que aborda esse tratamento interpessoal e a habilidade conceitual que treina a capacidade de análise e diagnostico de situações complexas.

A questão que foi levantada diante da relação entre a alocação de tempo nessas habilidades, papéis e funções e os resultados. Na pesquisa realizada notou-se que os executivos eficazes privilegiavam mais a comunicação, já os executivos bem-sucedidos priorizavam a interconexão, e esses ganhavam mais promoções. O ponto é que as habilidades humanas são de suma importância tanto para eficiência quanto para ser bem-sucedido.

O Comportamento Organizacional estuda a influência do ambiente organizacional no desempenho individual e coletivo da empresa. O estudo permitiu que fosse desenvolvida uma sistemática que se baseia na Psicologia, na Sociologia, na Psicologia Social, na Antropologia e na Ciência Política, entretanto é preciso destacar a ambiguidade dessa sistemática, uma vez que a generalização de indivíduos singulares se torna quase impossível.  Hodiernamente questões como a globalização, a diversidade da força de trabalho, o aumento na qualidade e produtividade, a escassez de mão-de-obra, a necessidade de melhoria no atendimento ao cliente, melhoria as habilidades humanas, a autonomia dos funcionários, o estimulo á inovação e a mudança, a “temporariedade”, a interconexão das organizações, o equilíbrio da vida pessoal e profissional dos funcionários e o comportamento ético faz imprescindível a adoção do comportamento organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com