TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundo de Desenvolvimento Distrital

Por:   •  25/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

1.Introdução        

2.Delimitação espaço temporal        

3. Contextualização        

4. Justificativa        

5. Problematização        

6. Metodologia        

6.1. Métodos e técnicas        

6.2. Teoria de amostragem        

6.3. Marco da amostragem        

7. Objectivos        

7.1. Objectivo Geral        

7.2. Objectivos específicos        

8. Hipóteses        

9. Variáveis        

10. Indicadores        

11.Marco teórico conceptual        

12.Teoria das Relações Humanas        

12.3. Percursores da Teoria        

12.4. Pressuposto da teoria        

12.5.Criticas à teoria das relações humanas        

12.8.Aplicabilidade da teoria        

13. Conceitos operacionais        

14.Referencias Bibliográficas        

15.Questões de pesquisa        

1.Introdução

O presente trabalho de pesquisa aborda como tema Analise da motivação dos funcionários nas Organizações Publicas, caso concreto do Ministério da Justiça.

Segundo Chiavenato (2005), a motivação dos funcionários impulsiona suas atitudes no desempenho de suas tarefas. Logo, é de interesse do gestor conhecer e aprimorar os elementos motivadores em seu ambiente de trabalho. Assim como detectar pontos que causam a desmotivação e neutralizá-los.

Deste modo, a valorização do funcionário torna-se uma ferramenta gerencial relevante para as empresas, independentemente do ramo de actividade que exerce. Como já é do nosso conhecimento que o estudo da motivação humana tem raízes na Antiguidade, dentro da administração, ele surge a partir da Escola de Relações Humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do funcionário, a se ocupar com suas questões afectivas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro da organização.

A motivação é um dos assuntos mais importantes no estudo da relação do homem com o seu trabalho, porque a pessoa motivada realiza sua actividade com mais qualidade perante seu público.

Neste contexto, Lobo (2003) refere que nas organizações, o mundo este actualmente marcado por cenários de constantes mudanças sociais, económicas, políticas e tecnológicas que requerem das organizações um alto padrão de competitividade que se estenda a nível global no entanto para o alcance, esses padrões de competitividade global as organizações precisam ter uma significativa, capacidade de reter, motivar e desenvolver talentos profissionais.

2.Delimitação espaço temporal

O presente trabalho de pesquisa teve como local de estudo no Ministério da Justiça, no Distrito de Massangena – Gaza no período compreendido entre 2006 – 2009.

Este trabalho de pesquisa foi realizado nesta instituição governamental, e é por nós sabido que neste período de estudo houve muita controvérsia no seio dos funcionários devido a insatisfação.

3. Contextualização

De acordo com Wether e Davis (1983) o mundo e as organizações estam a passar por grandes mudanças que levam a uma reflexão, onde cada vez mais se deve estar atento a essas transformações. A competitividade feroz e o grande afulamento do mercado levam as empresas a buscarem estratégias que as diferenciem um das outras e que as tragam sucesso, ou pelo menos garantam a sua sobrevivência no mercado.

Os Recursos Humanos têm sido uma preocupação constante de gestão das organizações, uma vez que a boa gestão das mesmas se traduz no diferencial que alcança resultados positivos. Para trabalhar o capital humano de modo a maximizar o seu desempenho, é necessário que os indivíduos se sentem motivados e satisfeitos com aquilo que fazem no seu dia-a-dia nas respectivas organizações. A motivação assume assim como uma forma de explicar o modo como o indivíduo age dentro duma organização (ibidem).

4. Justificativa

A problemática sobre a motivação dos Recursos Humanos vem sendo uma grande preocupação por parte dos funcionários e mais visível quando se torna decisivo para o resultado organizacional a existência de Recursos Humanos adequados, competentes e sobretudo motivados.

Os Recursos Humanos são o único recurso vivo numa organização com isso torna-se necessário perceber como é que esse recurso deve ser gerido de modo a manter-se na organização.

No ramo académico, na qualidade de ser estudante, este trabalho de pesquisa pretende contribuir para o conhecimento acerca do impacto das estratégias e práticas do gestor de Recursos Humanos na motivarão dos funcionários públicos.

No ramo profissional, o trabalho de pesquisa faz perceber que importa desenvolver se sobre este tema, pois contribuirá tanto para a instituição onde cada um encontra-se a realizar as suas actividades laborais na medida em que poderá subsidiar os gestores na elaborarão de estratégias e politicas para o melhorar a motivação dos seus funcionários.

É um tema discutido actualmente e, que tem vindo a provocar muitas inquietações por parte dos estudiosos da Administração Pública, sobretudo pelo facto de Sector Público ser o que mais abrange a massa laboral em Moçambique.

5. Problematização

A motivação é uma condição necessária a satisfação dos funcionários na organização. No entanto, compreender a motivação humana é uma condição fundamental e indispensável para o alcance dos objectivos e detenção dos funcionários dentro das organizações.

No que concerne a motivação dos funcionários na organização verifica-se que o Ministério da Justiça o problema surge devido aos seguintes factores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com