TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE ATIVIDADE SUPERVISIONADA BENCHMARKING

Por:   •  14/11/2016  •  Resenha  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

DIEGO LEMOS DA FONSECA ALVES -  MATRICULA: 2014202292

MAIARA DE ABREU SALLES PEREIRA – MATRICULA: 2014201643

GESTÃO DA QUALIDADE

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

BENCHMARKING

RIO DE JANEIRO 2014


1 INTRODUÇÃO

A competitividade mundial entre as empresas aumentou visivelmente nas últimas décadas, obrigando as companhia à aprimorarem seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo. Na maioria das vezes o aprimoramento é exigido, sobretudo pelos fornecedores e clientes dos processos.

Assim o Benchmarking surgiu como uma necessidade de aprender depressa, através de uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes, ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas do mercado.


2 CONCEITO

        

Os Japoneses têm uma palavra para o fenômeno do benchmarking: dantotsu. Isso significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor".[1] O Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação a concorrência. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhorar a organizacão, procurando a superioridade em que o administrador realiza comparações de processos e práticas de sua empresa com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, com o objetivo de avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de aprimoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.

A implementação do Benchmarking tem o objetivo de desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho da concorrência e com referenciais de excelência, objetivando atingir uma posição de liderança em qualidade. Estes estudos, organizados em projetos, devem identificar serviços e processos de alto nível de qualidade em outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos, e incorporar o conhecimento, quando aplicável aos seus processos e serviços.

3 OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é oferecer um pouco de conhecimento sobre Benchmarking, seus conceitos e suas características, os tipos de Benchmarking e suas etapas.

4 CARACTERISTICAS

Existem pelo menos quatro tipos de benchmarking: benchmarking interno; benchmarking competitivo; benchmarking genérico e benchmarking funcional.

4.1 – Benchmarking Interno

O benchmarking interno é praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas realizadas em sua própria organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores, departamentos e filiais da organização.

Este tipo de benchmarking é um dos mais usados e mais fáceis de ser executado, pois os dados envolvidos estão disponíveis na própria organização e não há problemas de confiabilidade. No entanto, pode haver uma desvantagens na aplicação deste método, pois as práticas internas podem estar maculadas pelos mesmos vícios.

4.2 – Benchmarking Competitivo

O benchmarking competitivo é o tipo mais difícil de ser implantado, porque é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. No método competitivo as informações devem ser coletadas no concorrente.

4.3 – Benchmarking Genérico

É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a serem mais verdadeiras.

Nesse processo , as empresas participantes tem função empresariais semelhantes. O benchmarking genérico requer uma conceituação ampla e complexa do processo analisado e tem potencial para revelar as melhores das melhores práticas.

4.4 – Benchmarking Funcional

O benchmarking funcional é a forma mais utilizada, pois não há necessidade de comparar-se com um concorrente do mesmo ramo de atividade. As empresas onde são coletadas as informações, podem ser de ramos distintos, que adotam técnicas interessantes em atividades específicas, de que possam ser colocado em prática na empresa do investigador.

O processo de um benchmarking funcional pode ser muito produtivo, porque possibilita a troca de informações de maneira mais fácil, não tendo problemas com a confiabilidade das informações, pois as empresas envolvidas não disputam o mesmo mercado e não são concorrentes diretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com