TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE: UMA REVISÃO CONCEITUAL

Por:   •  18/11/2015  •  Artigo  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DA QUALIDADE: UMA REVISÃO CONCEITUAL

Pimentel, Aline da Silva

alinepimentel10@hotmail.com

Souza, Ana Carla Rodrigues de

ana.souzarodrigues@outlook.com

Queiros, Fernanda Cristina de

fernanda_feels@hotmail.com

Reis, Karina Hully dos

karinaa_hully@hotmail.com

CHAVIER MARTINS, Elei[1]

eleichavier@yahoo.com.br

RESUMO

A qualidade é instrumento fundamental para o sucesso das organizações, assim as mesmas estão em constante busca para atingi-la, para que seus produtos e serviços sejam aceitos da melhor forma possível pelos seus clientes e sobrevivam ao concorrido mercado. Desta forma este artigo trata-se de um ensaio teórico sobre gestão de qualidade, assim o mesmo aborda seus fundamentos e históricos, explanando sobre a qualidade em produtos e serviços e tratando também da certificação da qualidade. Assim com base na leitura de alguns autores que investigaram sobre esta temática, proporciona-se entendimento da mesma.

Palavras-chave: Gestão. Qualidade. Certificação.

INTRODUÇÃO

As organizações empresariais na contemporaneidade priorizam com grande ênfase a qualidade de seus produtos ou serviços, visando se estabelecer no mercado que está mais concorrido, haja vista as tecnologias que excluíram as fronteiras, assim a concorrência dá-se em escala mundial. A gestão de qualidade é tão fundamental que profissionais se especializam para trabalharem justamente para que esta se institua.

Procurando compreender como funciona o processo de gestão de qualidade e sua importância para as organizações, este artigo traz um apanhado teórico sobre seus fundamentos e histórico, trazendo assim seu conceito, como a qualidade é vista ao longo da história, as eras da qualidade, os gurus da qualidade, o que é qualidade em produtos e serviços e a ISO 9001 que é uma das certificações de qualidade adotada pelas empresas.

1-GESTÃO DA QUALIDADE

A gestão de qualidade é uma das estratégias da administração que prioriza a qualidade dos processos das instituições. Desta forma tem sido cada vez mais necessária no meio organizacional e é buscada com grande afinco por elas, pois quando a qualidade é alcançada, inúmeros são os benefícios para as organizações. De acordo com Mello et. al. (2002) com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento continuo de todas as organizações Na contemporaneidade a concorrência se dá em escala mundial, fatores como a qualidade é indispensável nesse cenário. Para Lucinda (2010) a importância da qualidade se dá por dois motivos competição e sobrevivência, pois a competição é acirrada nos mais variados setores de negócios, muitas empresas fecham as portas devido não conseguirem se estabelecer consequentemente não sobrevivendo.

Ainda para este autor as organizações estão em busca incessantemente de aprimoramento de seus produtos e serviços, pois o comportamento que caracteriza o comportamento do cliente é a infidelidade, se a organização não oferece o que ele quer, da maneira dele, ele vai atrás de uma que possa atendê-lo. Desse modo se verifica que sem qualidade não há competição, e se a organização não consegue competir sua sobrevivência está ameaçada, assim compreende-se a importância da qualidade para o sucesso de uma empresa.

1.1-HISTÓRICO DA QUALIDADE

Hoje se enfatiza muito a questão da qualidade seja em produtos ou serviços, sua importância é primordial, mas essa preocupação não é nada recente, o conceito de qualidade já é algo bem antigo para humanidade. De acordo com Oliveira (2004) existem relatos dessa preocupação desde 2150 a.C., onde no Código de Hamurabi já deixava explicito que se um construtor negociasse um imóvel que não fosse durável, este seria sacrificado.

Para os fenícios se um fabricante não atendesse as especificações governamentais com perfeição tinha sua mão amputada. Os romanos criaram técnicas especificas muito sofisticadas para época e as utilizavam na divisão e mapeamento territorial, para isso desenvolveram padrões de qualidade, métodos de medição e ferramentas específicas para esse serviço. Outro exemplo dessa preocupação foi na França no período de reinado de Luís XIV, onde haviam avançados procedimentos que detalhavam critérios para se escolher fornecedores e instruções para supervisionar o processo de fabricação de embarcações. (OLIVEIRA, 2004).

Desta maneira pode-se perceber o quanto o conceito de qualidade é algo que preocupa a humanidade desde um longo período de tempo e que hoje com tantas tecnologias se tornando ainda mais imperativo.

1.1-ERAS DA QUALIDADE

A qualidade passou por quatro grandes fases ao longo do tempo que estabelecem padrões que definem as chamadas eras da qualidade. Desse modo para Lucinda (2010):

Era da inspeção: ocorrida na década de 20 era voltada para linha de produção, a inspeção ocorria após o produto pronto. Oliveira (2004) afirma que a inspeção era realizada pelos próprios fabricantes tendo como principal objetivo a detecção de eventuais defeitos de fabricação, sem haver uma metodologia especifica.

Era do controle estatístico: firmada na década de 30 e 40 seu principal objetivo passou a ser o desempenho da qualidade do processo, com o uso da estatística enquanto ferramenta de controle de qualidade, a inspeção por amostragem e surgimento do setor de controle de qualidade nas organizações.

Era da garantia de qualidade: inicia-se na década de 50 sendo marcada pela padronização, a qualidade se torna responsabilidade de toda organização, muda-se o foco no produto ou serviço para o sistema, passa-se a ser uma abordagem a longo prazo levando em consideração a medida da satisfação dos clientes.

Era do gerenciamento estratégico da qualidade: a partir da década de 80 as empresas consideram para realizar suas ações os mercados, a satisfação dos clientes e o conhecimento e habilidades dos seus funcionários. A qualidade se torna requisito para a sobrevivência das organizações em meio a um mercado muito competitivo da atualidade.

Elas passaram por mudanças no decorrer do tempo, porém o surgimento de cada era não incluía a anterior, mas foram absorvidas com uma perspectiva cada mais ampla e com foco que, com o passar dos anos, o produto deixou de ser interno para ser externo no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com