TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGOCIOS INTERANACIONAIS

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.409 Palavras (22 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

Introdução 3

Capítulo 1 – Souza Cruz S̸A 4

Capítulo 2 – Plano de Internacionalização 10

Considerações Finais 21

Referências Bibliográficas 22

Introdução

Neste trabalho iremos analisar o processo de internacionalização de uma empresa.

Nosso grupo escolheu a Empresa Souza Cruz, a empresa é líder no mercado de tabaco brasileiro. Foi fundada em 1903, por Albino Souza Cruz na cidade do Rio de Janeiro, com o sucesso em que obteve na produção de cigarros, em 1910 conseguiu construir sua primeira fábrica também no Rio de Janeiro.

Mais tardar em 1914, devido à necessidade de mais recursos e aporte de tecnologia para acelerar o ritmo de crescimento, Albino resolveu transforma – lá de companhia para sociedade anônima e passou o controle acionário ao grupo British American Tobacco. Esta mudança alavancou o crescimento da Souza Cruz, tornando-se a maior indústria de fumo da América Latina, a partir deste momento a empresa começou a se internacionalizar.

Capítulo 1 – Souza Cruz S̸A

A Souza Cruz S̸A é uma empresa centenária, fundada em 25 de abril de 1903 por Albino Souza Cruz. Albino possuía na época, apenas dezesseis funcionários, onde trabalhavam em um sobrado no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi lá que ele produziu a primeira marca de cigarros, a Dalila.

Atualmente, devido ao sucesso nacional do produto, a empresa possui sua matriz no Rio de Janeiro, duas fábricas, uma em Cachoeirinha – RS e outra em Uberlândia – MG, três usinas de processamento de fumo (Santa Cruz do Sul – RS, Blumenau – SC e Rio Negro – PR), além do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPD) e do Departamento Gráfico, ambos situados em Cachoeirinha.

Ela possui também seis Centrais Integradas de Distribuição (CIDs), com sedes em Curitiba – PR, Belo Horizonte – MG, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, e São Paulo – SP, e além das centrais integradas de distribuições possui as centrais operacionais de distribuições (CODs) espalhadas por todo o território nacional.

Em 1914, a Souza Cruz expandiu seus negócios e necessitava de recursos e de tecnologia diferenciada a qual o Brasil não tinha condições de disponibilizar, no entanto a empresa optou por passar a ser uma sociedade anônima e passar o controle acionário ao grupo British American Tobacco. Na época o grupo já havia se tornado uma das doze melhores empresas mundiais em termos de capitalização de mercado.

Essa mudança alavancou o seu crescimento, levando a empresa se tornar a maior indústria de fumo na América Latina, a partir daí Souza Cruz aumentou sua produção, internacionalizou-se, evoluiu tecnologicamente e tornou-se líder absoluta no mercado e referência internacional no marketing de produtos de consumo em massa.

O padrão de qualidade da companhia está associado a um conceito muito mais abrangente, ela está associada aos cuidados com a qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional em um sistema integrado QuEnSH (Quality + Environment + Safety + Health).

Em 2005, ela concluiu esse inovador processo de certificação integrada, tornando-se pioneira no grupo British American Tobacco, e provavelmente no mundo, a obter para sua cadeia produtiva certificação simultânea das normas internacionais de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional. Essas normas abrangem todas as atividades, desde a assistência técnica dada ao produtor de fumo que seja vinculado a Souza Cruz até a entrega dos cigarros aos pontos de vendas.

QuEnSH é um sistema que assegura que a companhia seja reconhecida pelo compromisso com seus clientes, através da qualidade de seus produtos, com a comunidade , pelo equilíbrio que mantém com o meio ambiente, e com os colaboradores, pelo esforço em garantir a sua segurança e o seu bem estar.

O sistema propicia inúmeros benefícios, no âmbito da organização, o programa leva à tomada de decisões baseada em uma visão sistêmica, à otimização do fluxo de informações e ao funcionamento de acordo com o padrão desejado, com economia de custo e tempo, diminuição de esforços e melhoria contínua dos resultados. Para os colaboradores, traz a certeza de ter os procedimentos uniformizados em todas as unidades e transmite maior segurança na execução dos processos e na entrega dos produtos, que, além de seguirem os padrões atuais de qualidade da empresa, estão de acordo com as especificações do sistema. Desta forma, o profissional tem uma visão global e diferenciada dos impactos do seu trabalho nas diferentes áreas, podendo colaborar de forma mais ativa no negócio. Para a sociedade, o QuEnSH representa certeza de que o meio ambiente não será agredido, pois são tomadas decisões preventivas que evitam sua degradação e visam à melhoria da qualidade de vida das futuras gerações.

Esse sistema também tem valor adicional para o acionista da Souza Cruz, pois sua ação gerencial se faz por processo, independentemente das estruturas organizacionais, filosofia totalmente coerente com a posição da Companhia de derrubar obstáculos departamentais e buscar integração total e harmoniosa dos colaboradores envolvidos em cada processo.

Por se falar em qualidade vamos falar no ciclo de vida do cigarro. A primeira etapa deste ciclo ou processo é a produção de sementes, onde a empresa distribui aos produtores integrados as sementes adequadas ao clima e solo de cada propriedade e região. Para causar menos impacto ao meio ambiente a Souza Cruz optou pela redução de insumos, bem como utilizar menos os agroquímicos. Depois de distribuídas as sementes, vamos ao plantio, para plantar o tabaco, primeiro temos que cultivar a semente, por isso não podemos jogar na terra e esperar crescer, fumo tem procedimentos diferenciados.

Quando o produtor recebe a semente, ele a coloca em bandejas, também fornecidas pela empresa, que juntamente com um pouco de terra, insumos e adubos. Tais bandejas terão buracos específicos para a semente ficar ali, pronta as bandejas, elas irão as estufas, que nada mais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com