TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.659 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma análise da administração estratégica aplicada às empresas, importante ressaltar a estratégia para as empresas, principalmente quando as organizações estão sofrendo pressões competitivas e precisam manter-se em um contínuo processo de alerta, adaptação e ajuste às mutáveis condições ambientais.

 Segundo Chiavenato (2003) nos tempos atuais, as organizações de sucesso são aquelas capazes de se adaptar adequadamente ao processo continuo de mudanças no mundo dinâmico e competitivo dos negócios. Porém, o sucesso é maior à medida que elas se antecipam de maneira pro ativa a essas mudanças. Nos últimos anos, as estratégia foi negligenciada de muitas formas. As empresas de consultoria que antes focalizavam a estratégia voltaram seu foco para questões operacionais. Informam Hammel e Prahalad (1995) que os departamentos de planejamento estratégico estão desaparecendo.

O levantamento sobre sistemas de informação que, segundo Rezende (2003), consiste no recurso de Tecnologia da Informação que tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões nas empresas.

Os recursos da tecnologia da informação estão disponíveis para qualquer empresa que tenha capital a investir. O objetivo geral é verificar a relação entre sistemas de informação e o alinhamento entre estratégia de negócios e de TI em uma organização.

 A aplicação tecnologia da informação pode trazer ganhos significativos a uma organização, mas a seleção e a escolha da tecnologia adequada dependem de profundo entendimento das estratégias adotadas pela empresa e da avaliação do impacto desta escolha sobre as variáveis estratégicas. As estratégias de negócios devem orientar as várias áreas organizacionais na definição das ações que, devidamente alinhadas entre si e aos recursos corporativos, conectem as organizações de forma adequada ao seu ambiente Foi objeto deste estudo sistemas de informação que, segundo Rezende (2003), consiste no recurso de TI que tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões nas organizações, e seu foco está direcionado para o principal negócio empresarial. Portanto, é o elemento da TI que se encontra mais diretamente ligado à estratégia de negócio, o que beneficia a análise da relação entre a terceirização de sistemas de informação e o alinhamento entre estratégia de negócios e de TI.

DESENVOLVIMENTO

Desafio 1- 1-1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Ao analisar uma empresa, o executivo deve operacionalizar uma abordagem sistêmica, pois, a empresa passa a ser um complexo de canais onde nascem produtos serviços, recursos e informações de parte a parte da empresa, procurando reduzir as incertezas que existem no ambiente dos sistemas.

A informação é um recurso vital que integra os subsistemas e as funções das unidades organizacionais da empresa. Por essa razão, é preciso que os executivos a utilizem de forma eficiente, eficaz e efetiva.

A troca efetiva de ideias e o entendimento claro sobre o que é necessário para o sucesso as estratégias estão no topo da lista dos facilitadores e inibidores do alinhamento, normalmente, há pouco entendimento por parte da área de Tecnologia Informação ou pouco interesse dessa área nos negócios. Dado o ambiente dinâmico em que a maioria das organizações se encontra, o compartilhamento do conhecimento é primordial, apesar das dificuldades da dinâmica do dia a dia.

Em sistema da informação vamos ver a importância do mesmo ao empresário e as vantagens os métodos de implantação das estratégias Obter e alocar os melhores recursos necessários. Administrar tecnologias Estabelecer uma comunicação direta e objetiva. Motivar e supervisionar a equipe além de definir as tarefas.

O sistema da informação permite ganhos de rentabilidade, qualidade e crescimento. E sua adequada implementação depende sempre de um suporte profissional, regrado por um projeto especifico para tal objetivo, considerando todas as necessidades e parâmetro. Sendo assim, o uso da metodologia de gestão de informação para o levantamento dos processos da organização, define o sucesso do empreendimento.

Uma informação chega a firmar poder na empresa, tanto como dados transformados em informação ou como a otimização de níveis de conhecimento técnico e autoridades políticas.

2-1 SISTEMAS EMPRESARIAIS.

Os conceitos de Planejamento Estratégico, Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação e os respectivos recursos precisam estar disseminados dentro da empresa e multiplicados entre os recursos humanos componentes da mesma. A informação e seus respectivos sistemas desempenham funções fundamentais e estratégicas nas organizações, e apresenta-se como recurso estratégico sob a ótica da vantagem competitiva.

Como a Globalização dos mercados está, cada vez mais, forçando as empresas a buscarem por vantagens competitivas, pergunta-se: Serão estas vantagens competitivas, sustentáveis? Nesta era das “empresas digitais” torna-se estratégico que essas empresas considerem seus clientes, fornecedores e mesmo competidores atuando como parceiros de negócios.

Por outro lado, o comércio eletrônico, a competição global, e o aparecimento das empresas digitais têm feito que as empresas pensem estrategicamente sobre seus processos de negócios, gerenciando seus relacionamentos com esses clientes, fornecedores e competidores. Portanto, a Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM), a Gestão do Relacionamento com os Parceiros (PRM), a Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), a Gestão do relacionamento com o Empregado (ERM) e, alicerçando todos esses, a Gestão do Conhecimento (KM), precisam estar em perfeita sintonia com os objetivos do negócio, requisitos de mercado e ambiente em que atuam: relacionamento é a tônica da gestão, a extensão de um maior período da vantagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (224.7 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com