TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Tese: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

1) Analisar as Ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da Organização (histórico da organização; Missão, Visão e Valores organizacionais).

Em 29 de novembro de 1986 nasce a Quintessência, uma farmácia homeopática formada por quatro jovens farmacêuticos, recém-formados, os quais durante dois anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica, o fato de eles terem empenhado forças para realizar todas as tarefas do estabelecimento durante estes ano, com toda certeza contribuiu para o posterior sucesso no planejamento estratégico da empresa.

A missão da quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e bem estar de seus clientes e colaboradores, oferecendo produtos e serviços desenvolvidos como ética, responsabilidade social e dedicação, que permitem gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável. Sendo assim, toda empresa, toda instituição tem uma missão. Deve também ter uma visão de futuro. Para isso, deve definir os valores em que se baseia para obter êxito em suas ações. A missão da organização está voltada para a definição de negócio e do cliente, a fim de saber o que fazer (produto/serviço), como fazer (tecnologia a ser utilizada) e para que fazer (mercado).

A Farmácia Quintessência tem como visão tornar-se líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços. A visão é a razão é a imagem que o gestor tem a respeito do futuro de seu negócio. É o que ele pretende que o negócio seja num certo período de tempo (CHIAVENATO, 2004, p. 141-142).

Os valores são os meios usados pela organização para cumprir a sua missão. Os valores da Quintessência estão estabelecidos na atuação ética e nas relações baseadas no respeito e dignidade:

- Acreditamos que nenhuma relação seja com clientes internos ou com externos - pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade.

- Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio.

- Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atendê-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias.

- Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob a ótica de custos para a empresa e benefícios para o cliente.

- Foco em resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados.

- Ainda há a valorização das pessoas: onde investimos no treinamento e na troca de ideias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal de nossa equipe.

2) Avaliar o plano e Gestão de Pessoas que está sendo elaborado pela empresa (verificar se as ações propostas correspondem com a Gestão De Pessoas estratégica); refletir sobre a implantação do processo de Gestão por Competências na empresa e relacionar as atribuições / funções dos colaboradores com o desenvolvimento de competências.

A Quintessência adotou um modelo tradicional com ênfase na administração de RH e não na gestão de pessoas, onde as informações dos funcionário não eram informatizadas, onde foi desenvolvido um sistema para informatizar e organizar os dados pessoais dos funcionários, ficha admissional, alterações de funções, resultados das avaliações, férias, faltas etc. O setor de Recursos Humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional que exigia desse profissional apenas experiência e técnica, não havia um programa de capacitação continuada do profissional. Já a Gestão de Pessoas tem uma grande responsabilidade na formação do profissional, ou seja, objetivando o crescimento da instituição como o do próprio funcionário.

A principal estratégia da empresa está focada na necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão do conhecimento, para com isso garantir sua capacidade de entregar os resultados desejados, elaborando um programa de treinamento com base em competências do conhecimento em todas as áreas de atuação da farmácia de manipulação, indo de encontro com a missão/visão/valores da empresa. Logo a ideia de direcionar suas ações prioritariamente para o gerenciamento das lacunas (GAP como citado no estudo de caso), para tentar aproximar ao máximo das competências necessárias para atingir os objetivos da empresa, está totalmente correta.

A implantação da Gestão por Competências é uma atual realidade das empresas que desejam melhorar seu sistema de Gestão de Pessoas, pois representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, orientando esforços para planejar, captar informações dos funcionários, desenvolver habilidades e avaliar os resultados, tudo isto nos diferentes níveis da organização, tanto operacional, tático ou estratégico (verificando competências essenciais, funcionais e gerenciais), avaliando as competências necessárias para alcançar seus objetivos , ou seja, trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

3) Verificar a descrição das competências apresentadas e se elas condizem com as necessidades estratégicas da organização.

O Planejamento Estratégico da empresa tende a uma Gestão do Conhecimento presando desenvolver suas lideranças, o valor do bom atendimento, a ética nos relacionamentos e a qualidade dos produtos e serviços, as competências dispostas nas tabelas 4 (essenciais), 5 (funcionais) e 6 (gerenciais) realmente são condizentes com as necessidades da empresa, pois a partir do momento que se cria uma Gestão de Competências, estabelece competências como manter foco no cliente, conhecimento sobre o negócio, atuar com ética, iniciativa, aprendizado contínuo, entre outros, sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas (GAPs) dessas competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a empresa Quintessência espera que eles façam (competências necessárias).

4) Descrever qual seria o melhor método para recrutar e selecionar pessoas para o cargo de gerente da Quintessência.

Recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com