TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO

Nome do aluno: EDSON CLAYTON SILVA DEMELO

Rio de Janeiro

29/09/2018

DESENVOLVIMENTO

A gestão do conhecimento, surgindo no século XX, ganhou notoriedade das organizações, em focar e ter uma visão mais ampla do que realmente é o conhecimento para elas, e como gerenciar esse conhecimento. Ela é bastante importante para que as empresas consigam, com o conhecimento que elas têm disponível, usar esse recurso (o conhecimento) para que ela possua vantagem competitiva, frente a seus concorrentes.

Assim, a gestão do conhecimento é gerenciar todo disponível a essa organização, olhando para si, identificando, retendo e fomentando esse conhecimento. A gestão do conhecimento é empregada em praticamente todas as grandes empresas, porém suas práticas são acessíveis a todos os portes e tipos de organizações.

O trabalho de gerenciamento voltado para o conhecimento possui benefícios como:

  • A empresa ganha diferencial em relação a seus concorrentes, atrelado a inovação, agregando e maximizando assim valor no mercado em que ela atua.
  • Esse diferencial reflete assim nos seus resultados na forma de lucro.
  • Quando se trabalha o conhecimento dentro das organizações, atua-se diretamente nas pessoas. Trabalhando bem essa importante variável, com uma boa política e gestão, obtêm-se uma melhoria geral, tanto no clima da empresa, como na atratividade para novos talentos, que de certa forma atua diretamente nos resultados da empresa.

Para que a gestão do conhecimento funcione na pratica dentro da empresa, ela precisa antes de tudo estar inserida na estratégia da organização, desde o primeiro até o ultimo nível hierárquico, e todos serem estimulados a gerar conhecimento. Isso pode ocorrer de forma simples e informal, troca de experiências, conversas, e formas mais formais, como treinamentos, documentações, entre outros. Assim o conhecimento encontra-se em toda cadeia dentro da empresa, desde na direção, até no chão de fábrica. E essa troca de informações é importante para a sobrevivência da empresa.

A ideia que muitos possuem de que o conhecimento encontra-se apenas na parte superior da pirâmide hierárquica de uma organização e a parte inferior da pirâmide é exclusivamente para executar é errada. Por mais que a pessoa execute uma função, seguindo conceitos ou “passo a passo” existentes, cada uma tem uma forma de executar, devido sua experiência adquirida ao longo dos anos. Esse é o conhecimento tácito que embora seja extremamente importante, é de difícil formalização e mensuração, pois é subjetivo.

Quando se fala em gestão do conhecimento em uma empresa, pode-se associar a partilha de conhecimento e informações entre os integrantes dessa organização. Essa é uma condição vital para o sucesso da empresa, e deve ser difundido entre todos. Situações que contrariam essas ideias, assim que observadas, devem ser totalmente eliminadas. Muitas pessoas ainda são contrarias ao compartilhamento de conhecimento, seja por medo de seu cargo, ou porque pessoas com conhecimentos detêm status dentro da empresa. Esse não deve ser o perfil de um colaborador dessa gestão. É importante que o colaborador tenha em mente não o próprio benefício em ter o conhecimento, mas sim o benefício que a empresa pode ter compartilhando seu conhecimento para os outros. Atualmente pessoas que partilham seus conhecimentos possuem mais oportunidades dentro das organizações, pois são vistas como colaboradores que veem o futuro da empresa.

Para utilizar essa gestão do conhecimento nas empresas, existem ferramentas que ajudam a disseminar esse conhecimento. Além de treinamentos, existem muitas práticas que são ligadas a socialização. Uma simples área na empresa reservada para coffee break durante o expediente, pode ser importante para troca de informações de forma informal. É importante que a empresa crie esse ambiente para que isso ocorra a troca de experiência entre os colaboradores. A empresa pode fazer também Programas de Coaching, que nada mais é do que uma troca de experiência entre pessoas de níveis diferentes, muito adotado pelas empresas atualmente. Na área da tecnologia, existe as Bases de Conhecimento onde as pessoas documentam o que foi possível mensurar, tanto situações ruins quanto boas, para que possa ser utilizado no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com